Publicidade
Estudo revela a origem dos ‘olhares de cachorrinho’ – Pexels

Um estudo descobriu a origem do olhar “pidão” de cachorros: pesquisadores revelaram que os humanos são os culpados por esses olhares LINDOS — e únicos — dos animais!

Publicidade

Como assim? Acontece que, segundo o estudo, a anatomia facial dos cães mudou ao longo de milhares de anos especificamente para permitir que eles se comuniquem melhor com os seres humanos.

Estudo revela a origem dos ‘olhares de cachorrinho’

“Os cães são únicos de outros mamíferos em seu vínculo recíproco com humanos, que pode ser demonstrado através do olhar mútuo, algo que não observamos entre humanos e outros mamíferos domesticados, como cavalos ou gatos”, explicou Anne Burrows, a principal autora do estudo e professora de fisioterapia na Universidade Duquesne, em Pittsburgh.

+++ Na Ucrânia, mãe escreve dados de contato nas costas da filha de 2 anos

Para chegar a essa conclusão, a pesquisa analisou os cachorros mais profundamente e descobriu que eles têm um músculo que os permite mexer nas sobrancelhas. Isso ajuda a ter respostas estimulantes e faz com que o movimento dos cães sejam parecidos com os que os humanos fazem quando estão tristes.

Publicidade

+++ Pela 1ª vez, uma mulher vai presidir a Academia Brasileira de Ciências

“Ao longo do processo de domesticação, os humanos podem ter criado cães seletivamente com base em expressões faciais semelhantes às suas. Com o tempo, os músculos dos cães podem ter evoluído para se tornarem ‘mais rápidos’, beneficiando ainda mais a comunicação entre cães e humanos”, esclareceu a autora do estudo.

Publicidade