Publicidade

Em Aparecida, Justiça permite instalação de estátua de Nossa Senhora

Em 2017, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, a cidade anunciou a construção de um monumento, porém, 2 anos depois, ela foi barrada

Em Aparecida, Justiça permite instalação de estátua de Nossa Senhora – Reprodução / Fábio França / G1

Em 2017, em comemoração aos 300 anos do encontro de Nossa Senhora, uma estátua da Santa começou a ser construída na cidade de Aparecida, em São Paulo. A ideia era fazer uma imagem de 50 metros e maior que o Cristo Redentor — que possui 38 metros. O projeto foi feito pelo escultor Gilmar Pina e o objetivo era sinalizar a chegada à cidade e, para ser construído, seria dividido em 4 peças.

Publicidade

Em Aparecida, Justiça permite instalação de estátua de Nossa Senhora

No entanto, ela nunca foi inaugurada. 2 anos após o começo da construção da imagem, a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) moveu uma ação pedindo que a obra fosse barrada. O argumento era de que ela seria construída em terrenos públicos da cidade e que o estado não deveria se relacionar com a religião. A juíza responsável, na época, atendeu o pedido da Associação.

+++ Idoso completa 120 anos e recebe bênção do Papa Francisco

Nos últimos dias, o Tribunal de Justiça revogou essa decisão e permitiu, novamente, que a obra fosse finalizada e inaugurada. Além dessa imagem, outras 5 estátuas do mesmo autor que lembram o encontro da Santa foram liberadas para serem feitas. A justificativa é que Aparecida carrega como principal atração de turismo seu santuário e, consequentemente, a religião: “O interesse público está caracterizado.”

A Prefeitura de Aparecida reforçou o argumento do Tribunal e disse que “o comportamento em efetuar auxílio material ou financeiro à atividade principal de sua cidade não pode ser interpretado como interesse em favor de uma única crença ou religião”. 

Publicidade

+++ “Nunca percam a esperança”; Viviane Araújo fala sobre estar grávida aos 46 anos