Publicidade
Do Rap ao Rock: música tem efeitos positivos na qualidade de vida, avalia estudo – Foto: Tirachard Kumtanom / Pexels

Tirar momentos do dia para ouvir aquela playlist com as músicas favoritas é um hábito prazeroso para todo mundo. E isso é algo que vai muito além. Segundo um estudo publicado na revista científica Journal of the American Medical Association Network Open, na última terça-feira, 22, pesquisadores destacaram a música como uma grande aliada da qualidade de vida. 

Publicidade

Os cientistas fizeram um levantamento sobre outras análises que realizaram a intervenção musical. Dos 26 estudos analisados, dez foram sobre o efeitos da música, oito sobre o canto, sete sobre musicoterapia e um sobre gospel. Seja ouvindo, cantando ou tocando, os impactos positivos no bem-estar e no psicológico foram semelhantes em todos esses contextos. 

Estudo conclui que música está ligada à melhora do bem-estar

Na análise que englobou 779 pessoas, os pesquisadores destacam que a música está associada a melhoras significativas na qualidade de vida. “Muitos de nós sabemos por experiência própria quão profunda pode ser uma intervenção musical às vezes que incluem cirurgias, problemas de saúde ou episódios de saúde mental”, disse ao The Guardian o professor associado e organizador de musicologia na Universidade Nacional Australiana, Kim Cunio, que não se envolveu no estudo.

Para ler a matéria completa, CLIQUE AQUI e acesse ao site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.

Publicidade