Publicidade

Sofrendo com a queda de cabelo? 5 nutrientes que ajudam

Se seu cabelo está ralo, é provável que não esteja recebendo o suficiente dessas vitaminas e nutrientes importantes; confira quais

Sofrendo com a queda de cabelo? 5 nutrientes que ajudam – Pexels

“Uma má alimentação e carências nutricionais podem afetar a saúde capilar, causando até mesmo queda. Como o cabelo não é um órgão ou tecido vital, seu corpo nunca priorizará suas necessidades nutricionais. Devido à natureza descartável do cabelo, um desequilíbrio nutricional geralmente afeta primeiro o cabelo, causando fraqueza e queda”, é o que explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra

Publicidade

Por isso, alguns nutrientes podem ser grandes aliados na prevenção da queda de cabelo. Será que você conhece todos? Confira!

Sofrendo com a queda de cabelo? 5 nutrientes que ajudam

Biotina
A biotina (vitamina B7) é importante para as células dentro do corpo. “Níveis baixos podem causar perda de cabelo, erupções cutâneas e unhas quebradiças. A biotina pode ser encontrada nas gemas de ovo e nos grãos inteiros”, explica a dermatologista. 

+++ Galvão Bueno fala sobre sua relação com os netos: ”É bom demais ser avô”

Ferro
Os glóbulos vermelhos precisam de ferro para transportar oxigênio. Níveis baixos podem causar anemia por deficiência de ferro. A médica esclarece que os sintomas podem variar entre fadiga, pele pálida e, claro, a perda de cabelo. Alguns alimentos que são naturalmente ricos em ferro incluem: carne vermelha, folhas verdes (espinafre) e leguminosas (feijão).

Publicidade

Vitamina C
A carência de vitamina C está relacionada à queda capilar, porque essa vitamina é essencial para o seu intestino absorver o ferro. Algumas boas fontes são: frutas cítricas (laranja, limão, kiwi), folhas verdes e pimentões. “Comer seus alimentos que contêm ferro ao mesmo tempo que um alimento que contém vitamina C o ajudará a absorver melhor o ferro desse alimento”, diz a Dra.Patrícia.

+++ Lembretes para o dia a dia: 5 sugestões para multiplicar o sentimento de felicidade

Vitamina D
Você já deve saber que a vitamina D é importante para os ossos. Mas sabia que seus baixos níveis estão relacionados à queda de cabelo? Você pode aumentar seus níveis comendo peixes gordurosos ou bebendo leite fortificado, mas o melhor a fazer é buscar orientação médica para suplementação, sendo que ingerir magnésio com vitamina D aumentará a biodisponibilidade.

Publicidade

Zinco
“Seu corpo não pode desempenhar esse papel, então você precisa obter zinco por meio de alimentos ou suplementos. Os sinais de baixos níveis de zinco incluem perda de cabelo, má cicatrização de feridas e paladar ou olfato fraco. Mulheres grávidas ou amamentando, por influências hormonais, podem correr o risco de estar com o teor baixo de zinco, além de pacientes com doenças intestinal e renal”, explica a médica.

Alimentos que são fontes de zinco incluem: ostras, feijões, nozes e sementes. “É fundamental buscar ajuda médica antes de tomar qualquer suplemento, pois o dermatologista fará uma investigação para saber a causa exata da queda capilar, indicando os tratamentos adequados”, diz a Dra. Patrícia Mafra.

Publicidade