Publicidade

Síndrome de Down: especialistas pedem mudança da nomenclatura para ‘Trissomia 21’

Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, alerta para a importância da intervenção precoce e multidisciplinar para ajudar no desenvolvimento da fala, da alimentação e de outros aspectos

Síndrome de Down: especialistas pedem mudança da nomenclatura para ‘Trissomia 21’ – Freepik

Reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), 21 de março marca o Dia Internacional da Síndrome de Down e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a síndrome genética – e não doença – caracterizada pela presença de três cromossomos 21 nas células de um indivíduo.

Publicidade

Como outras campanhas e dias de conscientização, a data também marca também a luta por dignidade, inclusão e bem-estar dessas pessoas e pela mudança da nomenclatura para Trissomia 21 ou T21.

“A síndrome é caracterizada pelo cromossomo a mais, que chamamos de ‘cromossomo do amor’. E essa diferença genética traz algumas características físicas marcantes como os olhinhos mais puxados, a implantação das orelhas mais baixa e o nariz mais achatado. A T21 também apresenta algumas características cognitivas e, por isso, a intervenção fonoaudiológica precoce é muito importante”, explica a fonoaudióloga e diretora do BakyKids Centro de Especialidades, Daniella Sales Brom.

Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa no site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.

Publicidade