Publicidade

Paciente com paralisia completa se comunica por interface computadorizada

Com paralisia completa, o paciente de 30 anos teve sua fala comprometida, mas conseguiu se comunicar por meio de tecnologia; Conheça o caso

Paciente com paralisia completa se comunica por interface computadorizada – Foto: Reprodução/Wyss Center for Bio and Neuroengineering e Pexels/Tima Miroshnichenko

Com paralisia completa e sem conseguir falar, um paciente de 30 anos que sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) passou por um momento marcante: o homem conseguiu se comunicar por meio de uma interface computadorizada. O ocorrido só foi possível por conta de um procedimento cirúrgico.

Publicidade

“Implantamos dois conjuntos de 64 microeletrodos no córtex motor suplementar e primário de um paciente em um estado completamente bloqueado com ELA”, explicaram os pesquisadores, no artigo publicado na revista científica Nature Communications na última terça-feira, 22.

Paciente com paralisia completa gerou sinais de “sim” e “não” em interface computadorizada

Em comunicado dos pesquisadores do Centro Wyss de Bio e Neuroengenharia, que realizaram o estudo com o paciente em parceria com a Universidade de Tübingen, na Alemanha, foi destacado que o paciente conseguiu desenvolver uma atividade cerebral em que a interface computadorizada – chamada de interface cérebro-computador implantada (BCI) – captou mensagens de “sim” ou “não” em um programa de leitura das letras do alfabeto.

“Usando o neurofeedback auditivo, o participante pôde escolher ‘sim’ ou ‘não’ para confirmar ou rejeitar a carta, formando palavras e frases inteiras”, destacou comunicado.

Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa no site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.

Publicidade