Publicidade

Imagem de estrela mais distante já vista pela ciência é capturada por telescópio Hubble

Earendel, como ficou conhecida a estrela mais distante da Terra, se encontra a 12,9 bilhões de anos-luz do nosso planeta

Imagem de estrela mais distante já vista pela ciência é capturada por telescópio Hubble – Foto: Nasa

Não há como não se surpreender com uma notícia dessa! Fruto da inovação tecnológica e análise científica, os pesquisadores da Nasa identificaram o que seria reconhecida como a estrela mais distante da terra já vista pelos astrônomos — capturada pelo telescópio Hubble. A notícia foi divulgada pela agência espacial americana nesta última quarta-feira, 30, na revista acadêmica Nature.

Publicidade

O astro foi nomeado de Earendel, que significa “estrela do amanhã” no inglês arcaico. Diferentemente da estrela Icarus, que detém o recorde anterior e está a 9 bilhões de anos-luz da Terra, a Earendel se encontra a 12,9 bilhões de anos-luz e já existia quando o universo tinha cerca de 4 bilhões de anos (estima-se que o universo tenha 14 bilhões de anos).

+++ Produzida no interior de SP, cachaça brasileira é considerada a melhor do mundo

‘Earendel’: a estrela mais distante já vista pela ciência

Brian Welch, astrônomo e astrofísico da Universidade Johns Hopkins, localizada em Baltimore, disse à mídia: “Quase não acreditamos no começo, ela estava muito mais longe do que a estrela anterior, mais distante e com maior desvio para o vermelho”. Welch foi o principal autor do artigo publicado na revista Nature.

“Estudar a Earendel será uma janela para uma era do universo com a qual não estamos familiarizados, mas que levou a tudo o que sabemos. É como se estivéssemos lendo um livro bastante interessante, mas começamos com o segundo capítulo e agora teremos a chance de ver como tudo começou”, disse.

Publicidade

+++ Paciente com paralisia completa se comunica por interface computadorizada

Os cientistas acreditam que, pela “idade” da Earendel, as matérias que configuram a estrela não são as mesmas que formam os mesmos astros de hoje — mais novos. A estrela mais distante da Terra apresenta tamanho 50 vezes maior que o Sol e brilho milhões de vezes maior.

Publicidade