Publicidade

Gastroplastia endoscópica x Bariátrica: conheça a diferença entre os procedimentos

A gastroplastia endoscópica e a cirurgia bariátrica promovem perda de peso, mas o procedimento e as indicações são diferentes; entenda

Gastroplastia endoscópica x Bariátrica: conheça a diferença entre os procedimentos – Freepik

Você muito provavelmente já deve ter ouvido falar em cirurgia bariátrica ou mesmo conhece alguém que já passou pelo procedimento. E a gastroplastia endoscópica? Você conhece? Ambos os procedimentos promovem perda de peso, mas o procedimento e as indicações são diferentes.

Publicidade

Gastroplastia endoscópica x Bariátrica: conheça a diferença entre os procedimentos

A cirurgia bariátrica já é bastante conhecida e consagrada para baixar o ponteiro da balança de pessoas que estão muito acima do peso. Para a cirurgia bariátrica, se encaixa quem apresenta índice da massa corpórea, o famoso IMC, acima de 40 ou acima de 35 com comorbidades, ou seja, problemas derivados dos quilos a mais, hipertensão, diabetes ou doenças cardiovasculares, por exemplo.

+++ A gastroplastia endoscópica e a cirurgia bariátrica promovem perda de peso, mas o procedimento e as indicações são diferentes; entenda

Na maioria das vezes a cirurgia bariátrica é realizada através da videolaparoscopia — quando o médico opera com a ajuda de pinças e uma câmera inseridas na região abdominal através de pequenos orifícios.

“Nesses casos, o estômago reduz sua capacidade de 1500 ml para 50 ml e há uma diminuição na absorção de alguns nutrientes, além da expectativa de que a pessoa perca cerca de 40% do seu peso”, conta o cirurgião do aparelho digestivo Eduardo Grecco, coordenador do Serviço e da Residência Médica de Endoscopia da Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e membro titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

Publicidade

+++ Macacos sentem os próprios batimentos cardíacos: como a descoberta pode ajudar na depressão?

O procedimento dura entre 1 e 2 horas e são necessários de 2 a 3 dias de internação. Depois disso é necessário que o indivíduo faça 30 dias de dieta líquida. Também é essencial que haja o acompanhamento antes e depois da operação de uma equipe multidisciplinar que conta com nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo, e que seja feito o uso de complexos vitamínicos para que o paciente não corra o risco de sofrer com desnutrição.

Já a gastroplastia endoscópica, como o próprio nome diz, é feita com um aparelho chamado endoscópio inserido no corpo por via oral, sem a necessidade de cortes, e faz costuras no estômago até ele chegar a cerca de 300 ml. A técnica, aprovada pela Anvisa no final de 2016, é indicada para a turma que tem IMC acima de 30 e leva a uma perda de 20% do peso em média.

Publicidade

+++ Estudo revela que cozinhar em casa faz bem para a saúde mental

“A intervenção demora cerca de 40 minutos e no mesmo dia a pessoa já pode ir para casa e precisa fazer dieta líquida de 7 a 10 dias”, explica Grecco. Assim como acontece na bariátrica, é necessário que uma equipe multidisciplinar acompanhe o caso e acontecem alterações hormonais que favorecem o emagrecimento. “Esse tipo de intervenção também é indicado para quem está muito obeso e precisa perder um pouco de peso para se submeter a uma cirurgia bariátrica”, finaliza.

Publicidade