Publicidade

Estresse, menopausa e mais! Especialista lista 8 motivos para a queda de cabelo

A tricologista Viviane Coutinho apontou oito possíveis motivos que ocasionam a queda dos cabelos e também deu dicas para o fortalecimento dos fios

Estresse, menopausa e mais! Especialista lista 8 motivos para a queda de cabelo – Freepik

A queda de cabelo excessiva, ou seja, quando mais de 100 fios de cabelo por dia, é preocupante e pode acontecer por diversas razões, desde uma dieta pobre de nutrientes até alterações hormonais. 

Publicidade

É sempre recomendado a busca por especialistas, de modo a orientarem o melhor tipo de tratamento, combinando alimentação adequada, suplementos nutricionais, shampoos ou técnicas que incluem lasers ou implantes. Pensando nisso, a tricologista Viviane Coutinho, membro-docente  da ABT( Academia Brasileira de Tricologia) deu dicas de como tratar o problema.

8 motivos para a queda de cabelo

1. Alimentação

A falta de nutrientes, vitaminas e minerais, como proteínas, o zinco, o ferro e as vitaminas A e C, pode ser uma causa de o cabelo cair. Eles ajudam no crescimento e fortalecimento capilar.  A especialista indica uma dieta rica em proteínas, ferro, zinco e vitaminas, como carne magra, queijo, leite, frutas e legumes. É importante frisar que todo o acompanhamento deve ser feito com um nutricionista qualificado.

+++ Estudo mostra que exercícios podem ajudar idosos a reter memórias

2. Período pós-parto

Durante a gravidez, os hormônios femininos encontram-se elevados, deixando o cabelo com um aspecto sedoso e brilhante. Porém, logo após o parto, os níveis hormonais caem drasticamente, principalmente o estrógeno e progesterona, cerca de 24 horas após o nascimento do bebê. Com isso, os fios ficam mais fracos e tendem a cair mais. 

Publicidade

O ideal é manter a alimentação equilibrada, assim como seguir as instruções do médico responsável pelo parto, como o uso de suplementos e vitaminas durante a fase da amamentação. 

3. Anemia

A carência de ferro pode causar queda excessiva do cabelo, pois se trata de um mineral essencial para a produção de hemoglobina —  proteína que carrega oxigênio nas células vermelhas do sangue para todos os tecidos do corpo — inclusive o couro cabeludo, que ao receber menos oxigênio e nutrientes, pode causar enfraquecimento e a queda dos fios. 

É fundamental a busca de um médico para ser avaliada a possibilidade de usar a suplementação em ferro, combinado a alimentação com os mesmos requisitos, feita por um nutricionista. Dentre os alimentos, estão as folhas verde-escuras, fígado bovino e atum, por exemplo.

Publicidade

+++ Ginecologista aponta 5 benefícios do orgasmo para a saúde das mulheres

4. Estresse

O excesso de estresse e ansiedade podem causar um desequilíbrio hormonal do cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, que quando está com os níveis aumentados pode provocar a queda excessiva do cabelo, com aumento do número de fios que caem por dia.  

Além disso, afetam a digestão e a absorção de nutrientes no corpo, ocasionando o desequilíbrio de vitaminas e nutrientes essenciais para o crescimento e fortalecimento dos fios. 

Publicidade

É importante identificar a causa do problema, seja por problemas pessoais ou profissionais. Assim, a busca por um psicólogo, combinada à prática de exercícios (o que libera a serotonina), alimentação equilibrada e a busca por momentos de distração.

5. Menopausa ou andropausa

Durante a menopausa, o ovário deixa de produzir estrógeno e, consequentemente, ocorre a interrupção da menstruação. Já na andropausa, há redução na produção de testosterona. Em ambos os casos, há a ocorrência de queda capilar, de modo frequente.   Por isso, é importante sempre estar em contato com o ginecologista, no caso das mulheres, ou endocrinologista, no caso dos homens, de modo a buscar o tratamento ideal.

6. Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é um desequilíbrio dos hormônios produzidos pela tireoide que estão reduzidos, principalmente T3 e T4, que são necessários para o funcionamento de todas as células do corpo. Com isso, os cabelos podem ficar mais finos, secos e sem brilho, causando a queda. É fundamental o acompanhamento com um endocrinologista, para haver um tratamento adequado por medicamentos.

Publicidade

+++ Especialistas respondem 3 das principais dúvidas sobre beleza

7. Alopecia areata

A alopécia areata é uma condição causada por fatores genéticos ou doenças autoimunes como vitiligo ou lúpus, que fazem com que o cabelo caia de forma rápida e/ou em outras regiões do corpo que possuem pelos, como sobrancelha, barba, pernas e braços. 

Busque um profissional para identificar a causa da doença e, assim, o tratamento mais adequado que pode ser feito com o uso de medicamentos, técnicas de estética como a carboxiterapia ou laser, ou técnicas cirúrgicas como implante ou transplante capilar.

8. Uso de medicamentos

Alguns medicamentos podem favorecer a queda de cabelo, como antibióticos ou remédios de usos prolongados. Por isso, deve-se fazer um acompanhamento médico, além da consulta a um profissional, para o uso de suplementos que não interfiram na ação dos remédios. Já no caso de tratamento do câncer, alguns tipos de quimioterapia podem provocar a queda do cabelo, que voltam a crescer quando a pessoa termina o tratamento.