Publicidade

Dia Mundial da Saúde e Nutrição: 5 dicas para ter um envelhecimento saudável

”Uma alimentação equilibrada com o consumo de nutrientes adequado nos leva a ter um envelhecimento saudável”, explica a nutricionista Renata Branco; saiba mais

Dia Mundial da Saúde e Nutrição: 5 dicas para ter um envelhecimento saudável – Freepik / drobotdean

O Dia Mundial da Saúde e Nutrição é comemorado nesta quinta-feira, 31 de março. Segundo a nutricionista Renata Branco, a saúde está diretamente ligada aos hábitos alimentares, estilo de vida e atividade física. A profissional ainda explica que hoje o meio em que as pessoas vivem pode influenciar mais que a genética.

Publicidade

“Uma alimentação equilibrada com o consumo de nutrientes adequado para o funcionamento dos órgãos de maneira íntegra e única para cada indivíduo nos leva a ter um envelhecimento saudável”, explica Renata.

+++ Para os fãs de carteirinha! Tomar café diariamente pode beneficiar o coração

“É importante a conscientização da população sobre hábitos saudáveis para prevenção de doenças. E hábitos saudáveis começam desde a infância. É nessa idade que começamos a prevenir doenças na vida adulta”, acrescenta.

5 dicas para ter um envelhecimento saudável

1. Não consuma os mesmos alimentos todos os dias, procure variar o cardápio;

Publicidade

2. Mantenha uma boa ingestão de especiarias e vegetais e pelo menos 3 tipos de legumes por dia. São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, importante para o funcionamento adequado do nosso organismo;

+++ Entenda o que é a afasia, doença que Bruce Willis foi diagnosticado

3. Calcule sua ingestão diária de líquido 35 ml por kg de peso. Ou seja, multiplique seu peso em kg pelo número 35 para obter a quantidade de água que deve tomar por dia em ml. Uma pessoa de 70 kg, por exemplo, deve tomar deve tomar 2,5 L, aproximadamente.

Publicidade

4 – Aumente o consumo de fitoquímico ingerindo de 2 a 3 xícaras de chá por dia. Sempre variando o tipo do chá! Uma boa dica é escolher ervas naturais, caso tenha a possibilidade de plantar ou comprar.

5 – O sono é fundamental para saúde do nosso organismo, já que temos à noite a expressão de enzimas antioxidantes, hormônios e proteínas com ação anti-inflamatória. Procure realizar a higiene do sono para ter um sono reparador. Em qualquer estratégia seja de emagrecimento, ganho de massa muscular, todas as estratégias são fundamentais para uma boa qualidade de sono.

+++ Quais os sintomas iniciais de alopecia areata, doença que acomete Jada Smith?

Publicidade