Publicidade

Como prevenir doenças respiratórias no outono? Doutor responde e dá dica de limpeza nasal

O Prof. Dr. Ricardo Godinho, otorrinolaringologista pediátrico, recomendou o uso da lavagem nasal para pessoas com problemas respiratórios durante outono e inverno

Como prevenir doenças respiratórias no outono? Doutor responde e dá dica de limpeza nasal – Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

O outono finalmente chegou! Agora é hora de trocar o shorts e a camiseta por calças e blusa de moletom. Para os amantes do friozinho, nada melhor, certo? Mas apesar do charme que a estação traz, vale lembrar que muitos problemas respiratórios surgem a partir da troca de estação.

Publicidade

A mucosa respiratória é o principal mecanismo de defesa das vias aéreas superiores, formando uma barreira contra a ação de microrganismos e partículas. O transporte do muco nasal ocorre graças a sua viscoelasticidade e ao batimento das células ciliadas da mucosa do nariz. As informações são do Prof. Dr. Ricardo Godinho, otorrinolaringologista pediátrico do Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, MG.

+++ Pilares para manter a mente jovem! Será que você segue todos?

Como prevenir doenças respiratórias no outono?

No outono e inverno, a função protetora do muco nasal pode ficar comprometida devido à umidade mais baixa e as significativas oscilações térmicas durante o dia, com baixas temperaturas durante a noite e madrugada. Nas doenças das vias aéreas, ocorre, portanto, o dano da mucosa e da viscoelasticidade das secreções, comprometendo esse transporte e favorecendo a colonização por vírus e bactérias.

De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Rinossinusites, o Consenso Brasileiro de Rinites e diversos Consensos Internacionais (principalmente nos Estados Unidos e Europa), a irrigação da mucosa nasal com solução salina isotônica (0,9%) é uma medida clássica e segura, bastante útil na mobilização das secreções e hidratação da mucosa, como tratamento coadjuvante e preventivo das doenças inflamatórias e infecciosas nasossinusais.

Publicidade

+++ Síndrome de Down: especialistas pedem mudança da nomenclatura para ‘Trissomia 21’

A lavagem nasal com solução salina é indicada como terapia coadjuvante no tratamento de:

  • Rinite alérgica
  • Rinites inespecíficas
  • Resfriado comum
  • Sinusite aguda
  • Sinusite crônica

Em condições climáticas adversas, principalmente outono e inverso, com temperaturas frias e secas, além da poluição ambiental, pacientes com rinite ou rinossinusite podem se beneficiar da lavagem nasal preventiva.

Publicidade

As soluções salinas são muito bem toleradas. A maioria dos pacientes que usaram a salina nasal continuaria a usar em caso de recorrência dos sintomas e recomendaria o uso aos familiares e amigos com problemas semelhantes. Não há evidências de efeitos colaterais significativos.

+++ 5 dicas para acordar bem e manter a positividade ao longo do dia

Por que fazer a lavagem nasal com o uso das garrafas compressíveis?

Os mecanismos de lavagem nasal com garrafas compressíveis, que oferecem soro fisiológico em alto volume e pressão mais baixa, é conhecido como ducha nasal. O uso das duchas nasais é uma prática milenar.

Publicidade

Portanto, a medicina com base em evidência tem demonstrado importantes diferenciais do uso das duchas nasais, durante todo o outono, para o controle de sintomas do resfriado, rinite, rinossinusite aguda e crônica.