Dormir bem: quem não quer? Uma boa noite de sono é objeto de desejo de muitos, principalmente quem sofre com insônia, ansiedade, estresse e tantos outros transtornos da vida moderna.
O que poucos sabem é que consumir determinadas frutas, ao longo do dia, pode ajudar a dormir melhor.
Como conseguir uma boa noite de sono?
Um relatório da Trendsity indica que 72,6% dos consumidores em todo o mundo são afetados pelo estresse e ansiedade. Neste sentido, buscam informações sobre alimentos que ajudem a equilibrar suas emoções e, como consequência, melhorar o descanso.
Em entrevista ao site O Globo, a nutricionista especializada em nutrigenética, María Cecilia Ponce, explica que os alimentos devem conter principalmente triptofano para gerar o tão sonhado relaxamento. Trata-se de um aminoácido que promove a formação de serotonina e melatonina, dois neurotransmissores que regulam o sono.
Frutas que promovem relaxamento
Ponce enumera três frutas que favorecem um descanso profundo e regenerador:
- Banana: Fruta que fornece magnésio e potássio, dois minerais essenciais para gerar relaxamento dos músculos após a atividade física.
- Kiwi: Repleta de antioxidantes naturais que ajudam a manter as células do corpo saudáveis e vitamina C, que promove a síntese de hormônios e fortalece o sistema imunológico.
- Frutas vermelhas: Nesta categoria, entram a framboesa e o morango, que são ricas em polifenóis. Ajudam a microbiota intestinal a funcionar adequadamente e também ajudam a melhorar o ciclo circadiano.
Por fim, a nutricionista explica que, “é fundamental consumir alimentos que tragam calma e serenidade ao longo do dia”. Além disso, evitar cafés e energéticos em horários da tarde ou noite.