Mito ou verdade: Tipos de leite podem ajudar ou atrapalhar a perda de peso

É normal vermos nutricionistas indicando os leites desnatado e semi-desnatado para as dietas, mas uma nova descoberta pode mudar essas diretrizes; entenda

leite
Mito ou verdade: Tipos de leite podem ajudar ou atrapalhar a perda de peso – Canva Equipes/Jupiterimages de Photo Images

É normal vermos nutricionistas indicando os leites desnatado e semi-desnatado para as dietas, mas uma nova descoberta pode mudar essas diretrizes. Entenda:

Publicidade

O estudo

O estudo, publicado no periódico Nutrition Research, analisou a relação entre a ingestão de leite integral e o peso em adultos. Avaliaram 43.038 adultos que, por sua vez, fizeram diários alimentares de 24 horas. Ademais, estudaram três estágios de vida (5 a 12 anos, 13 a 17 anos e 18 a 35 anos) e utilizaram medidas antropométricas, incluindo IMC e circunferência da cintura.

A descoberta

Com isso, descobriram que o leite integral pode ser benéfico em perfis de peso corporal mais saudáveis ​​e reduzir o risco de obesidade. A bebida também promove saciedade, retarda o esvaziamento gástrico e substitui bebidas açucaradas ricas em calorias. Para adultos com 20 anos ou mais, cada xícara foi associada a uma redução de 0,5 kg/m² no IMC, de 1,5 kg no peso corporal e circunferência da cintura 1,1 cm menor.

O cálcio proveniente do leite é realmente fundamental?

Em geral, recomenda-se que um adulto consuma, diariamente, mil miligramas de cálcio que é essencial sobretudo aos ossos. Com apenas um simples copo de leite dá para cobrir um quarto dessa necessidade diária, mas isso não é tarefa tão fácil. Estudos alimentares mostram que no Brasil a ingestão média é de 400 miligramas e olha lá! Tirando leite e derivados, as outras fontes do nutriente – como vegetais verde-escuros – contribuem pouco na soma. Está aí outro ponto polêmico. Afinal pode-se dizer que as folhas exibem níveis bacanas do mineral.

Quando o cálcio é proveniente do leite, 30% dele é absorvido, se for de vegetais esse valor cai para 5%, ou seja, para incorporar a mesma quantidade de cálcio que se conseguiria em um copo de leite, deveríamos comer 4,5 porções de brócolis ou 16 porções de espinafre! Haja fome!

Agora você deve estar preocupado com seu nível de cálcio no organismo, a questão é que mesmo que o seu consumo seja baixíssimo, um hormônio chamado paratormônio nunca deixará ele baixar no sangue, já que isso resultaria em sérios problemas. Ele é responsável por regular os níveis de alguns nutrientes circulantes no sangue como o cálcio e o fósforo, e também a vitamina D. Clique aqui e leia a matéria completa.

Leia também: Beber leite de vaca é motivo de bullying nos EUA? Entenda

Publicidade