Você costuma enfrentar alguns impasses para fazer seu filho provar novos ingredientes? Há diversos motivos para uma criança rejeitar uma novidade alimentícia, entre eles, a aparência. Por isso, pedimos para que a chef e mãe de duas crianças, Aline Chermoula, te desse três dicas de como fazer a criança aceitar melhor a textura dos alimentos.
Evite o toque
Caso o problema maior for a aparência, a especialista indica usar os talheres. “Na filosofia africana, temos teorias que explicam a sensação de prazer que está em comer com as mãos, então acabamos consumindo bastante os alimentos com as mãos em casa. Porém, quando eu percebo que o meu filho vai ter alguma restrição em relação ao que vê e sente, em vez de ele tocar, peço para ele utilizar os talheres”, afirma.
Sinta o sabor
Ao provarem, os pequenos também podem ter aflição, mas Chermoula também tem uma alternativa para este instante. “Quando coloca na boca, às vezes, ele não quer, mas eu falo para provar, mastigar, sentir o sabor e, daqui a pouco, a textura não vai ser mais importante”, diz.
Ouça o barulho
Por fim, de forma um pouco intuitiva, a chef descobriu uma terceira solução muito interessante. “Peça para eles ouvirem o barulho, o som, porque todo alimento tem seu som. Então uma forma de dispersar a atenção foi essa, em vez de prestar atenção na textura que está na boca, foca no que ouve. E aí, quando notar, eles já engoliram a comida”, conclui.
Para mais dicas de como fazer a criança aceitar melhor a textura dos alimentos, confira a entrevista que fizemos com a Aline Chermoula: