Como esses três alimentos podem te ajudar a combater o cansaço?

Dezembro chegou e, conforme vão passando os dias, dois assuntos não deixam nossa mente: o quão cansados estamos e quando chegará o tão sonhado momento do descanso de fim de ano

combater-o-cansaço
Você sabia que tem um jeito de amenizar a fadiga? A resposta está na alimentação. Descubra quais alimentos ajudam a combater o cansaço – Canva Equipes/dimaberlinphotos

Dezembro chegou e, conforme vão passando os dias, dois assuntos não deixam nossa mente: o quão cansados estamos e quando chegará o tão sonhado momento do descanso de fim de ano. Mas você sabia que tem um jeito de deixar o processo mais tranquilo? A resposta está na alimentação. Descubra quais alimentos ajudam a combater o cansaço.

Publicidade
  • Boas fontes de gordura: Os ácidos graxos ômega-3 contribuem para a saúde cerebral. Adicionando peixes, como salmão ou sardinha, abacate, azeite de oliva e sementes de chia, por exemplo, vai conseguir com que seu desempenho mental melhore.
  • Função muscular: O magnésio ajuda no relaxamento muscular. Se faltar o componente no corpo, você pode terminar com fraqueza, cãibras e cansaço. Então, para evitar, ingira amêndoas, espinafre, semente de abóbora e arroz integral.
  • Funcionamento do cérebro: As vitaminas do complexo B também se fazem essenciais. A falta da B1 e da B6, por exemplo, resulta em irritabilidade e falta de concentração. Então, para contornar a situação, adicione cereais integrais, carnes, leguminosas e nozes em sua dieta.

Cinco dicas para sobreviver ao cansaço de fim de ano

É difícil de acreditar, porque o tempo passou muito rápido, mas estamos quase em novembro, ou seja, chegando perto do final de 2024. E basta você conversar com alguém que, muito provavelmente, um dos temas abordados vai ser o cansaço de fim de ano. Sendo assim, pegamos algumas dicas com a médica psiquiatra Dra. Jéssica Martani para te ajudar.

Quanto mais perto de dezembro ficamos, mais o nosso corpo tende a relaxar. Com isso, passamos a dormir mais tarde, querer enrolar na cama aos finais de semana e comer mais tarde por causa da correria. Porém, os ritmos circadianos, se alterados, são capazes de desregular diversos hormônios, fazendo com que a imunidade caia e a ansiedade e a depressão aumentem e até mesmo o peso na balança se modifique. “Neste caso, mantenha horários regulares para comer, dormir e acordar. Isso contribui para a organização do relógio interno e promove uma sensação de equilíbrio”, indica.

A especialista também aconselha fazer breves pausas no trabalho. “A cada 60 a 90 minutos de atividade no trabalho, tire pausas curtas, de dois a cinco minutos, aproximadamente. Isso vai te ajudar a renovar a energia e aumentar a produtividade”, explica. Clique aqui e leia a matéria completa

Publicidade

Leia também: Estresse de fim de ano: como identificar e 5 dicas para aliviar