A cúrcuma, além de ser uma especiaria que complementa os pratos de forma muito versátil, beneficia a saúde da mulher de inúmeras formas. A nutricionista Priscila Schramm detalhou como funciona essa ajuda no corpo da mulher. Confira:
Benefícios da cúrcuma para a saúde da mulher
A especialista contou que o condimento é o aliado natural em diversas condições, como acne, endometriose, Síndrome dos Ovários Policísticos, miomas e até candidíase. E o segredo está em suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas que agem, especialmente, ao longo do ciclo menstrual.
- Anti-inflamatória: “A cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias poderosas, que são especialmente benéficas para condições, como endometriose e Síndrome de Ovários Policísticos. Dessa forma, a inflamação interna afeta o bem-estar. Ademais, ajuda quem sofre de acne, pois reduz a inflamação da pele e controla o aparecimento de espinhas, frequentemente associado a desequilíbrios hormonais”.
- Reduz dor e inflamação: “A especiaria é uma opção natural para aliviar cólicas menstruais e desconfortos relacionados ao ciclo”.
- Medicina Chinesa: “Segundo a Medicina Chinesa, ela é do tipo Yang, pois aquece o corpo e alivia a dor. Ou seja, no caso da saúde da mulher, ativa a circulação, diminui a dor e, com o tempo, regula o ciclo menstrual”.
Receitas com cúrcuma
- Infusão digestiva: Junte 150 ml de água quente, suco de meio limão, uma colher (café) de gengibre, uma colher (café) de cúrcuma e uma pitada de pimenta em um copo. Mexa bem e beba em seguida. “Esta mistura é ótima para estimular a digestão e combater inflamações internas”, explica.
- Mistura para síndrome os ovários policísticos e acne: Em um copo, mescle 150 ml de água quente, uma colher (café) de canela, uma colher (café) de cúrcuma e uma pitada de pimenta. Consuma após as refeições principais. “A cúrcuma e a canela ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo os sintomas da síndrome do ovário policístico e a inflamação da pele, combatendo a acne”, detalha.
- Mescla para candidíase: Combine 150 ml de água quente, uma colher (café) de orégano, uma colher (café) de cúrcuma, uma colher (chá) de cravo e uma pitada de pimenta. Infusione por cinco minutos e beba em seguida. “Ideal para ajudar no combate à candidíase, o orégano tem propriedades antifúngicas, enquanto a cúrcuma e o cravo auxiliam na redução da inflamação e no alívio das irritações”, atesta.
Vale lembrar que a cúrcuma não apenas melhora a saúde da mulher em questão de hormônios, pois também transforma o bem-estar diário dela, trazendo alívio natural de forma simples e acessível.