Você é do tipo de pessoa que faz uma dancinha de celebração quando prova um prato ou um doce que gosta muito? Se sim, saiba que não é a/o única(o) a aproveitar o momento desta forma. Isso porque os cientistas descobriram que os gorilas mudam o seu comportamento enquanto comem e fazem algo muito fofo. Entenda mais sobre a nova pesquisa divulgada no site Scientific American:
Gorilas cantarolam
A pesquisa, publicada na revista científica PLOS ONE, estudou dois grupos de gorilas, que viviam livremente na planície ocidental, localizada no Congo. Os estudiosos notaram que, enquanto os eles faziam suas refeições, cantarolavam. Além disso, perceberam que os sons e o comportamento mudavam dependendo da idade ou do sexo do animal.
Ademais, os animais chegavam a cantar dependendo do alimento que estavam deliciando. Pelo o que os pesquisadores estudaram, os sons ficavam diferentes e mais altos quando mastigavam os alimentos analisados como os prediletos. “A vocalização dos gorilas não se aproxima da nossa, mas o som que emitiam é vagamente musical, e o jeito lógico de chamar algo que soa como música e claramente não é cantarolado, é cantado”, explicou a publicação da Scientific American ao divulgar a descoberta.
Vale ressaltar que eles não são a única espécie que cantarola e canta enquanto comem. Os chimpanzés e os bonobos também são dois tipos de primatas que também produzem sons musicalizados quando provam um alimento que gostam muito.
E aí, gostou de saber que os primatas são bem parecidos com nós, humanos?