Ícone do site

Seu gato ou cachorro está acima do peso? Veja o que fazer para mudar este cenário

Published 06/12/2024
acima-do-peso

Cada vez mais, animais de estimação - especialmente cães e gatos - vêm sendo diagnosticados com obesidade - Pixabay/Kühlungsborner

Cada vez mais, animais de estimação – especialmente cães e gatos – vêm sendo diagnosticados com obesidade. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), cerca de 30% desses peludinhos estão acima do peso ideal no Brasil. O grande problema é quando esta condição transforma-se em doenças, como diabetes e problemas articulares, reduzindo a expectativa de vida.

Esteja atento aos sinais

Muitos tutores consideram normal que seus animais estejam mais fofos, negligenciando a obesidade. Porém, o médico-veterinário Robson Vivas, diretor de produção da Pet Delícia, alerta que é importante ficar de olho nos sinais. “O aumento do volume abdominal, a dificuldade em apalpar as costelas e a respiração ofegante, mesmo em repouso, são indícios de sobrepeso. A relutância em brincar ou se exercitar também deve ser observada”, conta, reforçando a necessidade de, nestes casos, levar o bichinho ao veterinário para uma avaliação.

Cinco dicas para controlar o peso do animal

Sair da versão mobile