RG para cães e gatos: veja como fazer gratuitamente

O objetivo é quer promover o controle populacional ético destes animais. Além disso, a medida visa estimular a guarda responsável, combater maus-tratos e o abandono

cães-e-gatos
RG para cães e gatos é gratuito e sai na hora – Reprodução

O Governo Federal assinou o decreto que cria o ProPatinhas, Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos. O objetivo é quer promover o controle populacional ético destes animais. Além disso, a medida visa estimular a guarda responsável, combater maus-tratos e o abandono.

Publicidade

Como cadastrar cães e gatos?

O sistema de registro de cães e gatos é uma ferramenta essencial para a criação de uma base de dados nacional. Essa base ajuda na formulação de políticas públicas voltadas para o cuidado animal e a prevenção de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos. O cadastro também facilita a identificação de animais perdidos e responsabiliza aqueles que abandonam animais de forma criminosa.

Para registrar um animal, o tutor deve acessar o site sinpatinhas.mma.gov.br e fazer login com sua conta gov.br. Em seguida, deve preencher o formulário com dados pessoais e do animal.

Em seguida, o tutor recebe um número de RG e um QR Code exclusivo para o animal que serve para identificação em diversas situações.

Por fim, vale lembrar que o cadastro é voluntário para a maioria das pessoas. Assim, torna-se obrigatória apenas para quem usa recursos do Governo Federal, inclusive emendas parlamentares, para castração e microchipagem. Nesses casos é necessário registrar para comprovar o serviço.

Editora-chefe das marcas Bons Fluidos, SportBuzz e Perfil Brasil. Acredita na Lei do Retorno e na (lenta) evolução do ser humano para um mundo melhor.