Dia Mundial do Gato: veja cinco benefícios de conviver com os felinos

Pesquisas mostram que conviver com os bichanos pode ter impactos positivos no coração e humor. Além disso, eles são excelentes protetores espirituais

gato_
Saiba os benefícios de ter um gato – depositphotos.com / AllaSerebrina

Só quem tem um gato em casa sabe que um dia nunca é igual ao outro. E sabe do tamanho do amor que eles dedicam aos tutores por meio de gestos simples. A relação entre felinos e humanos é antiga. Há milhares de anos, nos fazem rir com suas travessuras e nos recebem com aquele ronronar cativante.

Publicidade

Nesta segunda-feira (17), quando é comemorado o Dia Mundial do Gato, vamos lembrar os benefícios de ter estes bichinhos por perto e o que essa relação próxima significa para os resultados da sua saúde.

Benefícios de ter um gato

1.Menos estresse – A interação com seu bichano pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Além disso, o simples ato de acariciar um felino já traz a sensação de relaxamento e estimula a liberação de ocitocina, hormônio associado ao bem-estar.

2.Coração saudável – A convivência com gatos está intimamente associada a um menor risco de doenças cardíacas. Pesquisas demonstram que a presença desses animais pode levar a uma redução na pressão arterial e nos níveis de colesterol. Um estudo da Universidade de Minnesota mostrou que tutores de gatos apresentam até 30% menos chance de sofrer um ataque cardíaco. Essa estatística ressalta a importância dos felinos na promoção de um coração mais saudável.

3.Bem-estar psicológico – A presença constante e a companhia silenciosa dos gatos desempenham um papel fundamental no combate à solidão. Isso é especialmente relevante para pessoas que moram sozinhas ou enfrentam desafios emocionais. Segundo dados do BMC Geriatrics publicados pela Forbes, idosos que possuem animais de estimação relatam menos sentimentos de isolamento. A interação com gatos proporciona conforto emocional e uma sensação de presença, que são essenciais para o bem-estar psicológico.

4.Proteção espiritual – Segundo a clarividente Márcia Sensitiva, os gatos são animais que possuem a espiritualidade muito aguçada no próprio olhar. Assim, eles assistem e sentem tudo ao seu redor. “São considerados bichos sagrados, pois transmitem amor, harmonia, vida, alegria, energia positiva por onde passam, elevam nosso padrão vibratório e eles têm também o poder de afastar, literalmente, as almas trevosas dos ambientes”, explica a esotérica.

Além disso, “os felinos também nos protegem durante a noite para que espíritos indesejáveis não se aproximem enquanto dormimos”, afirma.

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Marcia Fernandes (@marciasensitiva)

Publicidade

5.Responsabilidade – Por fim, cuidar de um gato exige comprometimento e responsabilidade. O tutor deve pensar em hábitos saudáveis para o pet e em uma rotina organizada que funcione para todos.

Editora-chefe das marcas Bons Fluidos, SportBuzz e Perfil Brasil. Acredita na Lei do Retorno e na (lenta) evolução do ser humano para um mundo melhor.