Quem sente o perfume de um jasmim-dos-poetas não esquece! Afinal, estamos falando de uma trepadeira de textura semi-herbácea. Conhecido cientificamente como Jasminum officinale, a planta é bastante ramificada e de crescimento rápido. Seus ramos avermelhados apresentam folhas com 5 a 9 folíolos verdes. Seus botões cor-de-rosa se abrem em pequenas flores branca. A paisagista Claudia Boturão D’Ávila ensina como cultivar essa perfumada trepadeira. Veja!
Como cultivar jasmim-dos-poetas?
Local
A planta pede de quatro e seis horas de sol por dia. “Pode cobrir grades, muros e pérgolas”, diz a paisagista. Suas ramas poder ser tutoradas em arames ou treliças.
-Plantio
Use argila expandida, manta permeável e substrato para plantas. No vaso, a cova deve ter o dobro do diâmetro do torrão. No solo, um metro de diâmetro é o suficiente.
Rega
Até a muda pegar, cerca de dois meses após o plantio, deve ser regada diariamente. Depois, tanto no verão quanto no inverno, regue duas vezes por semana – sem encharcar.
Significado espiritual
Por fim, o jasmim-dos-poetas carrega um profundo significado simbólico em várias culturas. A planta é frequentemente associada à pureza, amor e espiritualidade. Na Índia, é considerada sagrada e é utilizada em cerimônias religiosas. Em muitos lugares, acredita-se que o aroma tenha propriedades calmantes e ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade.