Você já ouviu falar que tomar chá de folha de amora ajuda na menopausa? Diversas mulheres estão aderindo ao hábito para diminuir as ondas de calor. Ademais, a amora tem outros inúmeros benefícios, então decidimos te mostrar cinco bem curiosos. Confira:
- Saúde dos olhos: Graças à presença de luteína e zeaxantina, a amora ajuda a proteger os olhos dos raios ultravioleta e da luz azul dos celulares e computadores. Isso evita também a degeneração macular, que diminui a capacidade de visão com o passar do tempo.
- Tratamento de feridas e infecções: A fruta também possui compostos antimicrobianos e anti-inflamatórios, o que fortalece o sistema imunológico, trata infecções, como aftas e dor de garganta, e pode ajudar na cicatrização de feridas externas. Para este último, coloque seis folhas de amora e duas colheres (sopa) de água em uma panela. Aqueça em fogo baixo até a água evaporar. Esmague as folhas dentro do recipiente e deixe esfriar. Quando estiver morna, coloque-as em uma gaze e posicione-a sobre a ferida. Assim que esfriar, troque a gaze e repita o procedimento duas vezes.
- Funcionamento do intestino: Quando se trata de intestino, a amora ajuda tanto a prender, quanto a soltar. Isso porque a folha dela contém substâncias bioativas que aliviam a inflamação do intestino, diminuindo a diarreia. Já o fruto em si é rico em fibras solúveis e insolúveis, o que faz com que o volume das fezes aumente e os movimentos do intestino melhorem.
- Prevenção de diabetes: As mesmas fibras também ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue, ou seja, evita a resistência à insulina e a diabetes.
- Perda de peso: Por fim, a amora tem baixo índice glicêmico. Isso faz com que a vontade de comer diminua, pois a saciedade é prolongada.
Receita do chá de folha de amora
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de folha de amora seca
- 1 litro de água
- Limão a gosto
Preparo
- Ferva a água em uma panela.
- Despeje as folhas de amora quando ferver.
- Depois de cinco minutos, desligue o fogo.
- Deixe descansar por dez minutos.
- Coe o chá antes de servir.
Leia também: Beterraba é aliada de mulheres na menopausa; saiba como consumir