inspiracao   / Fiorde brasileiro

Um fiorde no Brasil? Conheça o Saco do Mamanguá, paraíso tropical com cara de paisagem nórdica

Este paraíso conta com 33 praias de águas verdes e é considerado o único fiorde tropical do mundo

Sara Magalhães Publicado segunda 13 setembro, 2021

Este paraíso conta com 33 praias de águas verdes e é considerado o único fiorde tropical do mundo
Conheça o Saco do Mamanguá, um fiorde tropical na região de Paraty-Mirim, no Rio de Janeiro - Foto: Alphonse Bonnin

Se você sabe o que é um fiorde, certamente imaginou a paisagem, comum em países nórdicos, com uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas. Mas você sabia que o Brasil possui um paraíso tropical muito parecido com a paisagem encontrada geralmente em países como Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca?

O saco do Mamanguá, localizado no litoral de Paraty-Mirim, no sul do estado do Rio de Janeiro, chama a atenção por conta das cadeias de altas montanhas em uma entrada de mar com 8 km de extensão e 2 km de largura. A paisagem é conhecida como o único fiorde brasileiro e também o único fiorde tropical do mundo, no entanto, há controvérsias. 

+++ Chapada dos Veadeiros, em GO, atinge o 25.º lugar na lista de melhores parques naturais do mundo

Este paraíso, que parece ter saído de um filme, conta com 33 praias, que só podem ser acessadas por barco ou trilha, e possui uma pequena comunidade caiçara. Uma das praias, inclusive, já foi palco da gravação da Saga Crepúsculo -- ou Twilight, como é o título original --. Foi lá onde os vampiros Bella Swan, personagem interpretado por Kristen Stewart, e Edward Cullen, interpretado pelo ator Robert Pattinson, passaram a lua de mel na quarta parte do romance.

O local faz parte da Reserva Ecológica da Joatinga e é Área de Proteção Ambiental do Cairuçua. O fiorde atrai turistas de todo o mundo, que podem ter vista panorâmica a partir de uma trilha íngreme de 2 km, que dá acesso ao topo do Pico do Pão de Açúcar, um morro de topo plano e altitude de 425 metros. 

+++ Tesouro recheado de moedas da época do Brasil colonial é encontrado

Embora muitos conheçam o Saco do Mamanguá como um fiorde devido às similaridades com o fenômeno comum nos países nórdicos, o local tem águas rasas e alguns especialistas reconhecem a região como uma ria, um fenômeno geomorfológico caracterizado por um vale de um rio submerso conectado ao mar com águas não muito profundas.

Último acesso: 25 Sep 2021 - 11:42:05 (1045699).