Uma superlua rosa está prevista para acontecer nesta segunda-feira, 26, em grande parte do mundo e estará visível em praticamente todo o território brasileiro, dependendo apenas das condições climáticas para visualizá-la a olho nu.
Este é o momento em que a lua estará mais próxima da Terra e, por isso, ela parecerá maior e mais brilhante. Recomenda-se apenas que você procure um local mais alto para poder visualizá-la mais facilmente.
O que é uma superlua rosa?
É uma lua cheia e geralmente chamada de lua rosa porque nesta época do ano em que as flores desabrocham no hemisfério norte. A associação com a cor rosa é apenas um coloquialismo para indicar que a lua cheia está chegando durante o início da primavera da flor silvestre norte-americana Phlox subulata, também conhecida como “rosa musgo”.
Quanto à superlua, refere-se a uma lua nova ou cheia que ocorre quando a lua está a 90% do perigeu – é o momento que ela fica mais próxima da Terra – fazendo com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante.
Coisas virão à tona
De acordo com a astróloga inglesa Kirsty Gallagher ao portal Express.co, a superlua de hoje acontece quando a lua estará em escorpião. A Lua neste signo sempre será emocionante e um momento em que tudo o que foi guardado ou escondido vem à tona, mas esses sentimentos serão amplificados durante a superlua rosa de hoje.