inspiracao   / Astronomia

Sonda da NASA produz oxigênio em Marte suficiente para astronauta respirar por 10 minutos

A sonda 'Perseverance' avançou mais um passo na exploração do planeta vermelho

Bons Fluidos Publicado sexta 23 abril, 2021

A sonda 'Perseverance' avançou mais um passo na exploração do planeta vermelho
Sonda da NASA pousou em Marte em fevereiro deste ano - Pixabay

A exploração de Marte continua a todo vapor depois que a NASA pousou a sonda tecnológica Perseverance, em fevereiro de 2021. Depois de viajar por sete meses até o planeta vermelho até pousar em Marte, o ônibus espacial já fotografou as primeiras imagens da superfície do planeta e voou, pela primeira vez, um drone em terras marcianas.

A novidade mais recente é que a sonda enviada pela agência espacial norte-americana conseguiu produzir oxigênio respirável pela primeira vez. O feito foi possível por conta de instrumentos construídos na sonda que permitiram produzir o oxigênio a partir de materiais presentes em Marte. 

+ VEJA TAMBÉM: Saiba o que a sonda 'Perseverance' registrou em uma semana em Marte

Um dispositivo instalado no drone batizado de Moxie conseguiu produzir cerca de cinco gramas de oxigênio. Segundo a NASA a quantidade é suficiente para que um astronauta pudesse respirar durante 10 minutos no planeta vermelho, conhecido por suas gases tóxicos que impossibilitam qualquer tipo de sobrevivência de organismos terrestres. 

A tecnologia responsável pelo feito foi projetada para absorver dióxido de carbono e quebrá-lo por meio de um processo de eletrólise a cerca de 800 graus produzindo moléculas de oxigênio e monóxido de carbono em forma de resíduo.

NASA celebra pouso bem-sucedido em Marte

Após sete meses de viagem pelo espaço, a sonda lançada pela Agência Nacional Norte Americana (NASA) em 10 de julho de 2020 chegou em solo marciano exatamente às 18h15 (horário de brasília) na quinta-feira, 15, de fevereiro

+ VEJA TAMBÉM: Sonda faz pouso com sucesso em marte e NASA divulga imagens; veja fotos do planeta vermelho

A sonda, batizada pelo nome de Perseverance, que traduzido do inglês significa perseverança, pousou em marte em uma região conhecida como Cratera de Jezeropara, onde já foi o delta de um rio, para uma missão que pretende explorar o solo e sinais de vida no planeta vermelho. O veículo semi-automatizado da NASA está equipada com equipamentos para realizar as mais diversas funções, desde realizar fotos e vídeos do local, fazer coletas de materiais e realizar análises químicas. 

Último acesso: 21 Jun 2021 - 21:30:08 (1044817).