Sem leite ou ovos! Aprenda a preparar um bolo de tapioca que não vai ao forno e fica delicioso

A chef Susan Martha mostrou como preparar um bolo vegano, delicioso e muito simples de fazer

Bons Fluidos Publicado quarta 17 fevereiro, 2021

A chef Susan Martha mostrou como preparar um bolo vegano, delicioso e muito simples de fazer
Aprenda a preparar um bolo de tapioca saudável e delicioso - YouTube/ Susan Martha

A tapioca é um dos alimentos queridinhos da alimentação do brasileiro, no entanto, muitas pessoas se restringem a consumi-la apenas no formato convencional. Na qual, a tapioca é preparada na frigideira e recheada com alimentos doces ou salgados. 

Além de poder ser um lanche delicioso, a tapioca pode ser a base para um bolo maravilhoso e muito simples de fazer. A chef Susan Martha mostrou em seu canal no YouTube, Amor Pela Comida, como fazer um bolo de tapioca granulada que não vai ao forno e é vegano, ou seja, livre de ovos e leite. Além disso, ela destacou que não é necessário bater em um liquidificador ou batedeira. Veja:

+  VEJA TAMBÉM: Delicioso e fácil de fazer! Veja como preparar pudim de cocada sem usar o forno

Ingredientes

  • 1 1/4 xícara tapioca granulada (220 gramas)
  • 1 litro de leite de coco ou outro leite vegetal
  • 1 xícara de açúcar demerara ou adoçante culinário (200 gramas)
  • 50 gramas de coco ralado seco ou fresco
  • 1 pitada sal
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (5 ml – opcional)

Calda de Ameixa

  • 1 xícara ameixa preta seca sem caroço (150 gramas)
  • 1 xícara de água (240 ml) + água para bater se necessário

Modo de Preparo

Em uma panela aqueça o leite de coco com o açúcar, o coco ralada e o sal, não precisa ferver. Em uma bacia grande adicione a tapioca granula e depois o leite aquecido. Mexa rapidamente e deixe descansar 15 minutos mexendo a cada 5 minutos.

Unte uma forma média de bolo ou de pudim com um pouco de óleo. Depois de 15 minutos hidratando e mexendo a tapioca transfira a mistura para a forma untada. Cubra com plástico filme e leve para gelar por 3, 4 horas ou até ficar bem geladinho.

Para tirar o bolo de tapioca de dentro da forma passe uma faca fina nas laterais, coloque um prato por cima, vire o bolo e dê umas boas chacoalhadas até sentir que o bolo soltou. Cubra com a calda de ameixa e sirva gelado.

Calda de Ameixa: Em uma panela pequena coloque a ameixa e a água e deixe ferver por 5 minutos até amolecer e hidratar a ameixa. Armazene em um vidro na geladeira até a hora de servir.

Para criar a calda basta processar rapidamente no liquidificador, se necessário coloque um pouco mais de água para ajustar a consistência da calda. Sirva sobre o bolo de tapioca gelado.

 

Último acesso: 27 Feb 2021 - 19:05:12 (1044389).