inspiracao   / Cozinha prática

Seja na panela ou micro-ondas, veja como preparar uma pipoca diferente feita a partir do sagu

A receita simples é uma maneira diferente de preparar essa maravilha chamada pipoca, paixão de tantas pessoas

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quarta 12 agosto, 2020

A receita simples é uma maneira diferente de preparar essa maravilha chamada pipoca, paixão de tantas pessoas
Seja na panela ou microondas, veja como preparar uma pipoca diferente feita a partir do sagu - YouTube / Canal kikinha arteira

Feitas à base de mandioca, as bolinhas brancas de sagu são comumente usadas no preparo de sobremesas, como a calda de sagu de vinho ou calda de frutas. Cozidas e hidratadas, elas ganham uma textura macia e gelatinosa, preparo típico da Serra Gaúcha.

+ VEJA: Romeu e Julieta! Veja como preparar um delicioso pudim de queijo com calda de goiabada usando apenas ingredientes simples

Mas você sabia que essas famosas bolinhas podem se tornar uma pipoca deliciosa? Ao contrário da clássica pipoca de milho-verde, tem o benefício de não ficar com aquelas casquinhas que grudam nos dentes. E como são menores, a pipoca de sagu se torna uma ótima opção para você que quer servir algo diferente para a criançada. Confira:

NA PANELA

Essa é uma receita simples porque o tempero é só óleo e sal mesmo, e o preparo é na panela. Se quiser, pode usar qualquer tipo de óleo, não precisa ser o de milho ou de soja. Funciona com óleo de coco ou azeite também. Veja essa sugestão do Comidinhas do Chef.

Ingredientes:

  • ½ de sagu de mandioca cru
  • 1 colher de sopa de óleo ou azeite
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Primeiramente, aqueça o óleo numa panela funda. Quando estiver bem quente, adicione o sagu, o sal e outros temperos que desejar. Mexa sem parar até misturar tudo. Em seguida, abaixe o fogo. Quando começar a estourar, tampe a panela e continue mexendo por fora, fazendo movimentos circulares acima do fogo. Deixe estourar por 3 minutos ou até que todas as bolinhas tenham virado pipoca.

+ VEJA: Curte o famoso bolo Red Velvet? Então veja como preparar esta sobremesa na versão brigadeiro

NO MICRO-ONDAS

Também dá para fazer no micro-ondas, do mesmo jeito que se faz a versão de milho. Não precisa adicionar óleo, só temperar com sal mesmo, que pode ser no final, quando os sagus já estiverem estourados. Veja essa receita compartilhada do Tudo Receitas:

Ingredientes

  • ½ xícara de sagu de mandioca cru
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Primeiramente, despeje o sagu em uma tigela de plástico, própria para micro-ondas, polvilhe o sal e tampe com uma tampa também específica, ou um plástico-filme com alguns furinhos (que podem ser feitos com um garfo ou palito-de-dente). Coloque seu recipiente no micro-ondas e ligue na potência máxima. Quando ouvir estourar, conte de 3 a 4 minutos e desligue. Está pronto para servir.

Último acesso: 21 Sep 2020 - 02:02:32 (1043231).