Sal de vinho é ótima opção para inovar no tempero das carnes e legumes; veja como prepará-lo

Sal aromatizado e colorido com vinho é ótima opção para surpreender amigos e familiares na cozinha

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado segunda 4 maio, 2020

Sal aromatizado e colorido com vinho é ótima opção para surpreender amigos e familiares na cozinha
Sal de vinho é ótima opção para inovar no tempero das carnes - Pinterest

Dentro de casa nesta quarentena, nada melhor do que colocar a mão na massa, literalmente, e se jogar na cozinha. Mas não são só os pratos em si que merecem uma atenção especial. Os temperos também têm a sua vez.

Por isso, a Bons Fluidos irá ensinar você a preparar um magnífico sal de vinho, ótima opção para diferenciar o tempero de suas carnes e legumes na churrasqueira, por exemplo. Este sal, além de saboroso, ficará com uma cor rosa lindíssima. Bem embalado, o tempero ainda é opção para você presentear seus amigos e familiares.

Ingredientes:

  • 3 xícaras de chá de vinho tinto seco
  • 1 xícara de chá sal grosso

Modo de preparo:

Primeiramente, despeje o vinho em uma panela preferencialmente mais alta e leve ao fogo médio. Mexendo sem parar, deixe sua bebida ferver até reduzir. Ao final do primeiro passo, o ideal é que seu vinho fique com uma consistência mais viscosa, em que você consiga cobrir bem as costas de uma colher, sem que ele escorrer. Isso poderá levar de 15 a 20 minutos. Desligue o fogo.

Em seguida, deixe sua redução de vinho esfriar um pouco. Quando a 'calda' estiver morna, acrescente o sal grosso e misture bem para que todas as pedras do tempero absorvam a bebida e sejam totalmente tingidas.

Faça duas camadas, uma com papel manteiga e, em seguida, outra com papel toalha, em uma forma. Espalhe o sal. Ponha uma grade por cima da forma (você pode usar a do forno ou a da churrasqueira para isso) e cubra com um ou mais panos, ou papel toalha novamente.

Deixe o sal descansando por, pelo menos, uma noite. O ideal são duas. Troque o papel toalha assim que você sentir que ele está úmido demais. Após os dois dias, você terá um sal grosso de vinho seco e pronto para usar. Guarde seu tempero em um pote de vidro com tampa. Você também pode utilizá-lo num moedor de sal para finalizar seus pratos.

Último acesso: 12 Jul 2020 - 08:50:28 (1042661).