Publicidade

Saiba o que a sonda ‘Perseverance’ registrou em uma semana em Marte

Sonda enviada pela NASA tem o objetivo de buscar indícios de vida no planeta vermelho

Sonda Perseverança já está em marte há uma semana – Pixabay

Após sete meses de viagem, a sonda Perseverance pousou em Marte na segunda-feira, 15, para uma missão exploratória no planeta mais próximo da Terra.

Publicidade

Lançada em julho de 2020 pela Agência Espacial Norte Americana (NASA), diretamente da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, a nave espacial foi altamente equipada com tecnologias para permitir uma exploração mais aprofundada do planeta vermelho a fim de descobrir indícios de vida no planeta vermelho. 

+ VEJA TAMBÉM: Sonda faz pouso com sucesso em marte e NASA divulga imagens; veja fotos do planeta vermelho

Gradualmente, a superfície ainda pouco conhecida pelos seres humanos é explorada

Após o pouso arriscado de 7 minutos e uma semana completa em terras marcianas, a sonda considerada a mais avançada já lançada pelo ser humano, realizou filmagens, fotos e até gravou áudios do planeta inexplorado.

Publicidade

Até o momento, a nave, do tamanho de um carro de passeio, já enviou para os cientistas da NASA fotos coloridas de Marte e um áudio enigmático da superfície gelada. A agência compartilhou com a população parte do conteúdo enviado pelo robô Perseverance. Em um áudio de poucos segundos, é possível ouvir os ventos de dióxido de carbono, nitrogênio e argônio na superfície marciana. 

Imagens do Pouso

O pouso da aeronave espacial Perseverance foi registrado pela NASA e publicado na íntegra pela agência em tempo real com explicações sobre a engenhosidade do pouso, que durou sete minutos e gerou apreensão entre os astrônomos, engenheiros e cientistas envolvidos na missão. A transmissão explicou que a aterrissagem é a fase mais crítica da viagem e, caso danifique a sonda, pode comprometer toda a missão. 

Publicidade

No entanto, o veículo da agência espacial conseguiu fazer um pouso com sucesso e para isso, precisou se desintegrar em diferentes partes ao entrar na atmosfera marciana e ativar uma espécie de paraquedas para minimizar o impacto com o solo. Veja a primeira foto divulgada pela NASA da Perseverance em terras marcianas