Receita simples, mas sofisticada! Veja como preparar arroz de polvo da Ana Maria Braga

A apresentadora do programa 'Mais Você' compartilhou o passo a passo deste prato delicioso; confira!

Bons Fluidos Publicado segunda 12 julho, 2021

A apresentadora do programa 'Mais Você' compartilhou o passo a passo deste prato delicioso; confira!
Receita de arroz de polvo da Ana Maria Braga - Reprodução / TV Globo / Mais Você

A carne do polvo é uma verdadeira iguaria, certo? São várias as pessoas que deixam de apreciar esta comida por não saber preparar, por exemplo.

Pensando nisso, hoje vamos mostrar para vocês como cozinhar arroz de polvo, um prato simples, mas sofisticado e delicioso!

+++ Italiano, mel e mostrada e ranch! Três molhos deliciosos e SIMPLES para você temperar sua salada

+++ Saudável e sem açúcar! Aprenda receita de cocada docinha com somente 2 ingredientes

Lembrando que a receita dessa maravilha foi compartilhada durante o programa Mais Você, comandado pela apresentadora e cozinheira Ana Maria Braga, transmitido pela TV Globo nesta segunda-feira, 12. Confira o passo a passo abaixo!

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • 100 g de cebola picada
  • 2 xícaras de chá de arroz branco
  • 400 g de tentáculos de polvo
  • 1/2 (meia) lata de tomate pelati
  • 4 xícaras de chá de água do polvo
  • 1/2 (meia) xícara de chá de vinho tinto
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • 1 maço de brócolis cozido e picado

Modo de preparo:

Comece despejando uma quantidade generosa de sal (pode ser sal grosso) por cima do seu polvo e esfregando bem os tentáculos para limpar o animal. Existem duas maneiras de cozinhar o polvo. A primeira consiste em colocá-lo na panela de pressão com uns cinco dedos de água e alguns ingredientes de sua preferência, como cebola, louro, etc., e deixar cozinhando por 8 minutos quando pegar pressão. Um outra forma é segurar seu polvo pela cabeça e mergulhar os tentáculos cinco vezes em uma panela com água fervente, em seguida, colocar o polvo inteiro na água e deixar cozinhando por 40 minutos ou até que você espete um garfo e ele esteja macio.

Em outra panela alta, despeje um fio de azeite e refogue o alho e a cebola picados. Quando dourar, acrescente nesta mesma panela o arroz, o tomate pelati e o polvo (já cozido e fatiado da maneira que preferir -- pedaços maiores ou menores ficam ao seu critério). Refogue novamente.

Agora, coloque nesta panela a água do cozimento do polvo e o vinho tinto (se você achar que a água do cozimento do polvo é pouca, acrescente mais água filtrada). Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhando até que a água seque. Por fim, adicione o brócolis já cozido na panela, mexa e sirva.

Último acesso: 02 Dec 2021 - 01:41:33 (1045319).