Raízes expostas, folhas amarelas e mais! Confira 4 sinais de que sua planta necessita mudar de vaso

Veja ainda algumas dicas de como tirar a planta do vaso corretamente para que o chamado transplante possa ser feito

Bons Fluidos Publicado terça 20 julho, 2021

Veja ainda algumas dicas de como tirar a planta do vaso corretamente para que o chamado transplante possa ser feito
Raízes expostas, folhas amarelas e mais! Confira 4 sinais de que sua planta necessita mudar de vaso - Foto de cottonbro no Pexels

Você sabe qual é o momento ideal para trocar sua planta de vaso? Mesmo sendo grande fã de botânica, essa é uma pergunta difícil de ser respondida, não é mesmo?

Pensando nisso, Carol Costa, jardineira e criadora de conteúdo, compartilhou em seu canal no YouTube, Minhas Plantas, um vídeo dando dicas valiosas mostrando qual o período ideal para fazer o 'transplante' da sua plantinha para outro recipiente. Confira a lista abaixo!

+++ Plantar batata-doce em casa é possível! Veja como cultivar este tubérculo em um vaso

1. Raízes expostas

Basta levantar seu vaso e ver se as raízes das plantas então tentando "encontrar mais espaço" por entre os buracos de drenagem do recipiente -- por onde a água escoa. Se sim, está na hora de encontrar um outro vaso maior. Carol cita a Cymbidium hybrid, uma espécie de orquídea com raízes corpulentas, que, de uma forma muito visual, irá transpor suas raízes pelos buracos com passar do tempo.

2. Raízes 'enoveladas'

Quando as raízes estão 'enoveladas', ou seja, emboladas, emaranhadas, também está na hora de trocar sua planta de vaso. Isso porquê sua planta já se aproveitou de todos os nutrientes do substrato, e agora necessita de um local maior para continuar se desenvolvendo. Carol já avisa: neste caso, você irá, sim, perder parte da raiz da planta durante a troca, e isso pode assustar. Então, mantenha a calma e faça o transplante com paciência.

+++ Não jogue fora! Rolinhos de papel higiênico podem ser usados para plantar mudas de plantas; veja como fazer!

3. Vaso deformado

Para além dos enovelados, as raízes podem crescer tanto a ponto de literalmente deformar o vaso de plástico. Esse caso é um aviso de que você necessita mudar sua planta de recipiente. Em seu vídeo, Carol deu o exemplo da zamioculca (Zamioculcas zamiifolia) e do aspargo-alfinete (Asparagus densiflorus)

4. Folhas amareladas

As folhas amareladas podem ser indicativos de alguns problemas, como a falta de sol ou falta de adubação, mas manter sua plantinha em um vaso apertado pode dar um tom amarelado para a erva e este, talvez, seja o momento de trocar o vaso para outro com mais espaço.

COMO TIRAR SUA PLANTA DO VASO?

Para tirar sua planta do vaso, o melhor a fazer é regar bem sua plantinha alguns dias antes da troca para que ela esteja com as raízes e o substrato úmidos no dia do transplante. Quando for fazer a troca, segure a planta pelo cause com firmeza e puxe o vaso e NÃO a planta.

Caso não consiga desta maneira, Carol indica que você corte o vaso com uma tesoura de poda delicadamente.

Assista ao vídeo:

 

Último acesso: 23 Oct 2021 - 16:57:23 (1045382).