Publicidade
Prefeitura de Cuiabá aluga hotel para abrigar moradores de rua durante a quarentena – Wikimedia Commons/Cuiabá Invisível

A prefeitura de Cuiabá assinou no mês de abril um novo contrato com a Rede de Hotéis Mato Grosso, somando mais 120 vagas nos estabelecimentos que disponibilizam abrigo aos moradores de rua durante o período da quarentena. Com isso, a ação que faz parte do projeto “Hotel Albergue” já garante 270 vagas para pessoas que vivem sem condição de moradia na capital do estado do Mato Grosso.

Publicidade

Nitidamente afetados pelos efeitos da pandemia do coronavírus, os cidadãos mais vulneráveis terão agora um local isolado para poder se proteger do novo vírus. Essa medida pode ser considerada benéfica para eliminar focos da doença pelas ruas, proteger e evitar a superlotação dos hospitais, além de fornecer um giro de caixa para a rede de hotéis mato-grossense.

O contrato inicial entre a prefeitura e os hotéis foi firmado em três meses, podendo ser estendido por mais três, dependendo do proceder do vírus no país. Segundo dados da prefeitura, a diária por pessoa foi negociada no valor de R$ 80, incluindo todas as refeições.

Vale lembrar que Cuiabá é uma das únicas capitais do país que não se encontra em estado de ‘emergência’, como São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro, ou mesmo de ‘atenção’, como Curitiba, Natal e Belo Horizonte.

Wilton Coelho, secretário municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá, alegou no último dia 23 de abril, que as equipes de abordagem da prefeitura estarão percorrendo os pontos com maior concentração de moradores de rua. Essas pessoas receberão orientações dos funcionários sobre a importância da quarentena e do isolamento social para enfrentar a pandemia do coronavírus. Os moradores interessados serão encaminhados para o Ginásio Dom Aquino onde serão feitos os cadastros do programa.

Publicidade

Uma vez no Ginásio, os moradores de rua irão receber todas as informações sobre o acolhimento, kits de higiene pessoal, toalhas, corte de cabelo e poderão tomar banho. Os que aceitarem a proposta, serão levados para os hotéis. Nos dias de ação específica, das 120 novas vagas oferecidas, 83 pessoas já aceitaram a proposta.