Planta encantada: conheça os poderes energizantes da jiboia e porquê você deve cultivá-la em casa

Embora mestres do Feng Shui não defendam o cultivo de jiboias, lendas indígenas dizem o contrário e atribuem a elas poderes positivos

Bons Fluidos Publicado quarta 4 novembro, 2020

Embora mestres do Feng Shui não defendam o cultivo de jiboias, lendas indígenas dizem o contrário e atribuem a elas poderes positivos
Saiba porquê as jiboias são plantas excelentes para cultivar em casa - Reprodução/ Instagram/ @palikur.shop

A Jiboia, ou Epipremnum pinnatum como é conhecida cientificamente, é uma planta pertencente a família das Araceae, o mesmo grupo dos filodendros e costela de adão, mas diferente de seus primos, a jiboia tem hábitos trepador e pode chegar a 20 metros de altura quando cultivada em ambiente externo. 

Ela é mais uma das plantas controvérsias e embora muitos mestres do Feng Shui não recomendem o cultivo de jiboias dentro de casa por atribuir à planta o poder de trazer má sorte e tirar energias positivas do ambiente, lendas indígenas dizem o contrário e atribuem poderes místicos positivos a ela. 

+ VEJA TAMBÉM: Planta da perseverança: saiba porquê você deve cultivar cactos em casa, segundo o Feng Shui

O nome atribuído a planta tem origem tupi e, de acordo com o dicionário do idioma indígena, a palavra “mbóia” ou “mboy” designa cobra e “y” designa 'água', ou seja, literalmente traduzido 'Jiboia' significa "cobra d'água". 

PLANTA SAGRADA

Povos indígenas do Brasil consideram a jiboia uma planta encantada, excelente protetora e filtro de ambientes. Algumas lendas atribuem a ela o poder de guardar o conhecimento da floresta e há muitas histórias misteriosas sobre a relação de guerreiros indígenas com esta planta. 

+ VEJA TAMBÉM: Purifique seu espaço a partir dessas 5 plantas capazes de melhorar a qualidade do ar em ambientes pequenos

As folhas de jiboias também são objeto de interesse em religiões afro-brasileiras tendo sido consagrada ao orixá Oxumare - o grande orixá da transformação, do movimento e das mudanças. 

A jiboia também é uma das plantas presentes na lista de plantas campeãs na filtragem do ar, mas deve-se ficar atento com animais e crianças já que acumulam substâncias tóxicas nocivas para crianças, cães e gatos. 
 

Último acesso: 25 Sep 2021 - 13:00:18 (1043739).