O sonho de muitos é enxergar a olho nu a famosa aurora boreal, que geralmente surge nos céus da porção polar norte do planeta Terra. Impressionantemente, dois pilotos de avião tiveram o privilégio de assistir ao evento astronômico de perto, durante voo de mais de 9 mil quilômetros entre a origem e o destino.
Pilotos avistam aurora boreal durante voo
O registro foi feito por pilotos de avião da companhia aérea TAP Air Portugal, que significa “Transportes Aéreos Portugueses”, durante voo que partiu de São Francisco, nos Estados Unidos, em direção à capital portuguesa, Lisboa. O momento surpreendente foi compartilhado no YouTube, no canal “Best Airplane Seat”, que, em português, significa “melhor assento do avião”.
Nas imagens, podemos ver a aeronave subindo. Logo de início, são apontados a Galáxia de Andrômeda e, em seguida, o planeta Júpiter. Finalmente, as cores esverdeadas tomam os céus e nos deparamos com a majestosa autora boreal. “Quando tens o melhor lugar no avião e a melhor vista no voo”, é o que está escrito na legenda do vídeo publicado nas redes sociais da TAP.
O que é a aurora boreal?
A título de curiosidade, a aurora boreal, fenômeno batizado pelo astrônomo e físico Galileu Galilei, ocorre a partir do impacto das partículas solares com a atmosfera do planeta Terra, conduzidas pelo campo magnético terrestre. É comum avistar o fenômeno em países como Islândia e Canadá, ou regiões como Sibéria, na Rússia, e Alasca, nos Estados Unidos.