inspiracao   / Inovação

Petrópolis, no RJ, substitui cavalos por charrete elétrica em passeio para turistas

A cidade proibiu a exploração de cavalos e colocou charretes elétricas para transportar turistas

Bons Fluidos Publicado sexta 25 junho, 2021

A cidade proibiu a exploração de cavalos e colocou charretes elétricas para transportar turistas
Turistas agora fazem passeio em charrete elétrica em Petrópolis, no Rio de Janeiro - Divulgação/ Prefeitura de Petrópolis

A cidade histórica de Petrópolis, no norte do estado do Rio de Janeiro, deu um passo importante para evitar a exploração de animais após pressão popular e precisou inovar nos passeios com turistas. 

Os visitantes que iam para a região para passeios de imersão na era colonial faziam o passeio em uma charrete puxada por cavalos antes da mudança. No entanto, uma medida proibiu o uso de animais para estes fins e o turismo na região inovou ao usar a tecnologia a favor dos turistas e principalmente dos animais.

+++ Celular pode ser carregado com o corpo humano com o uso de nova tecnologia 

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) adotou charretes elétricas para substituir os cavalos, mas para o turista não perder o "gostinho" da era colonial, os "carros elétricos" contam com um estilo vitoriano e um guia com os trajes da época. Tuk Tuks elétricos (triciclo motorizado) também estão realizando estes passeios. 

A prefeitura de Petrópolis decretou o fim das atividades em 2018 após uma votação popular que pedia o fim da exploração destes animais. As famílias que operavam o passeios abolidos foram cadastrados pela Secretaria de Assistência Social como solução para a empregabilidade destas pessoas. 

+++ Abu Dhabi oferece vacinas contra Covid-19 gratuitas a turistas para retomar turismo na região

Em 2019 as novas charretes e Tuk Tuks começaram a ser testados, mas por conta da pandemia, apenas em fevereiro deste ano os passeios começaram a ser oferecidos de forma experimental. 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 20:19:40 (1045233).