O grande ator, diretor, tradutor e letrista Pedro Paulo Rangel faleceu no final da madrugada desta quarta-feira, 21 de dezembro, aos 74 anos. O artista consagrado estava hospitalizado desde o dia 30 de novembro para tratar uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar.
Em sua homenagem, separamos 5 dos mais de 53 personagens que Pedro Paulo Rangel interpretou na televisão brasileira. E para além das telinhas, o artista também contracenou em 12 filmes e 39 peças de teatro. Uma verdadeira carreira de respeito.
5 trabalhos marcantes de Pedro Paulo Rangel
Juvenal Viana Leal (Juca) em Gabriela (1975)
Este foi o primeiro personagem de sucesso de Pedro Paulo Rangel. No folhetim de 1975, ele interpretou Juvenal Viana Leal, ou simplesmente Juca Viana, consagrando o primeiro nu masculino da televisão brasileira – o personagem foi atirado na rua após ser pego na cama com Chiquinha, papel de Cidinha Millan.
Dirceu Tavares em Saramandaia (1976)
Mais um de seus papéis de sucesso. Em 1976, Pedro Paulo Rangel participou da novela Saramandaia, escrita pelo dramaturgo Dias Gomes. A história que se passava na Bahia tinha como protagonista João Gibão, personagem de Juca de Oliveira.
Aldálio Candeias (Poliana) em Vale Tudo (1988)
Em Vale Tudo, Pedro Paulo Rangel viveu o personagem Aldálio Candeias, também chamado de Poliana. No folhetim, era grande amigo de Raquel, papel de Regina Duarte. Aldálio Candeias marcou o retorno de Pedro Paulo Rangel a TV Globo. O ator ficou 10 anos fora da emissora.
Adamastor em Pedra Sobre Pedra (1992)
Em 1992, Pedro Paulo Rangel interpretou o personagem homossexual Adamastor na novela Pedra Sobre Pedra, escrita por Aguinaldo Silva. Apesar de bondoso, era considerado um azarão no folhetim.
Padre José (Joseph) em A Indomada (1997)
Em A Indomada, Pedro Paulo Rangel interpretou o personagem Padre José, um alemão com ginga nordestina, que acreditava em Deus e seguia fortemente sua missão como religioso – dentro da igreja. Já no bar British Club, bebia, fumava e jogava, mas nunca apostando dinheiro.