inspiracao   / Meio Ambiente

Pau-brasil com mais de 600 anos é encontrado na região sul do estado da Bahia

Segundo especialista, este é o maior pau-brasil já encontrado em solo nacional

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quarta 9 dezembro, 2020

Segundo especialista, este é o maior pau-brasil já encontrado em solo nacional
Pau-brasil com mais de 600 anos é encontrado na região sul do estado da Bahia - Reprodução / Foto: Cássio Vasconcelos

Foi ao final do mês de novembro de 2020, mais especificamente no dia 22, que um grupo de especialistas localizou na cidade de Itamaraju, sul da Bahia, próximo à BR-101, uma árvore pau-brasil com mais de 600 anos de idade.

De acordo com o botânico Ricardo Cardim, responsável pela observação minuciosa, medição e catalogação da árvore, este se trata do maior pau-brasil já encontrado em solos brasileiros.

+ VEJA: Após tombo viralizar, jovem arrecada R$ 60 mil para dona da casa onde caiu financiar tratamento

Segundo o especialista, esta árvore conta com 7,13 metros de circunferência. Antes disso, a maior espécie desta árvore, também catalogada por Cardim no ano de 2018 e coincidentemente na mesma cidade, possui 4,3 metros de diâmetro, ou seja, pouco mais que a metade da recordista atual.

Em suas redes sociais, Ricardo fez uma breve declaração sobre a descoberta e história da árvore que deu nome ao nosso país. "Descobrimos o maior pau-brasil do país! Uma árvore de proporções e aparente idade até então desconhecidas para a espécie. A árvore que batizou o país foi praticamente dizimada ao longo de cinco séculos de exploração predatória para produção de tintura vermelha e posteriormente arcos de violino. O pau-brasil desapareceu da Mata Atlântica, onde ocorre exclusivamente, e os poucos exemplares hoje sobreviventes são jovens e pequenos", escreveu o botânico.

+ VEJA: Bebê americano nasce de embrião congelado por 27 anos e atinge novo recorde

O profissional ainda continuou: "Dia 22 de novembro último, nossa expedição registrou junto aos moradores locais uma enorme, quase o dobro da atual campeã, uma árvore de proporções inacreditáveis e que não existe registros conhecidos históricos ou atuais de maior. Esse pau-brasil gigante, com 7,13 metros de circunferência, tem possivelmente mais de 500 anos de vida e sobreviveu a destruição de 88% da Mata Atlântica".

Confira mais uma imagem:

Pau-brasil com mais de 600 anos é encontrado na região sul do estado da Bahia
Pau-brasil com mais de 600 anos é encontrado na região sul do estado da Bahia

 

Último acesso: 04 Mar 2021 - 15:35:52 (1043960).