Para os fãs de pães caseiros, veja como preparar a famosa ciabatta; versão adaptada não precisa de sova

O youtuber e apaixonado por panificação artesanal Adriano Ribeiro foi o responsável por divulgar a receita

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado sexta 17 julho, 2020

O youtuber e apaixonado por panificação artesanal Adriano Ribeiro foi o responsável por divulgar a receita
Para os fãs de pães caseiros, veja como preparar a famosa ciabatta; versão adaptada não precisa de sova - YouTube / Canal Amo Pão Caseiro

Se arriscar na cozinha durante a quarentena foi e está sendo um desafio enfrentado por muitas pessoas, não é mesmo? Quem aí arriscou colocar a mão na massa e tentar uma receita diferente e especial neste período?

Pensando nisso, a Bons Fluidos trouxe hoje uma receita de pão tipo ciabatta para você fazer em casa e servir para a família! Esta massa rústica em formato retangular, com farinha polvilhada por cima e um miolo bem aerado, é ideal para preparar lanches ou até mesmo brusquetas.

A receita destas ciabattas maravilhosas é do youtuber e apaixonado por panificação artesanal Adriano Ribeiro. Veja como ele preparou:

Ingredientes da esponja:

  • 75 g (½ xícara) de farinha de trigo
  • 75 g (⅓ xícara) de água
  • 3 g (⅓ de um sachê) de fermento biológico seco ou 9 g de fermento biológico fresco (⅔ de um tablete)

Ingredientes da massa:

  • 153 g de esponja
  • 300 g (2 ¼ xícaras) de farinha de trigo
  • 210 g (¾ xícara) de água
  • 15 g (1 colher de sopa) de azeite de oliva
  • 8 g (½ colher de sopa) de sal de cozinha

Modo de preparo:

Comece fazendo o pré-fermento, ou esponja. Para isso, misture em um recipiente grande a farinha, a água e o fermento (biológico ou seco). Mexa bem até formar uma mistura bem pastosa. Cubra e deixe crescer por 30 a 60 minutos.

Passado o tempo, nesta mesma tigela, acrescente o restante da farinha de trigo (300g), o sal, a água em temperatura ambiente e o azeite de oliva. Incorpore todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Cubra com um pano e deixe descansar por 5 minutos.

Agora, faremos as dobras. Divida mentalmente a massa em quatro quadrantes. Umedeça as mãos, levante uma das pontas desses quadrantes e leve até o centro. Faça isso com os três lados restantes. Cubra e deixe descansar por 5 minutos. Repita esse mesmo processo mais uma vez, respeitando novamente o tempo de descanso.

A terceira dobra será um pouco diferente, pois iremos suspender a massa. Com as mãos ainda úmidas, pegue com as duas mãos a massa por baixo, levante-a e solte delicadamente na tigela. Vire o recipiente em 90º e repita. Cubra e deixe descansar por mais 5 minutos. Faça esse processo mais uma ou duas vezes. Resultado: sua massa terá que ficar bem elástica.

Despeje um fio de azeite em uma forma retangular e unte as laterais do recipiente. Coloque a massa, cubra e deixe fermentar de 30 a 60 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça seu forno em 250º.

Retire o pano de cima da travessa, polvilhe farinha, solte as laterais, e vire a massa sobre a mesa. Polvilhe mais farinha. Com a ajuda de uma espátula ou faca grande e lisa, divida a massa em quatro, verticalmente.

Unte uma assadeira com um pouco de manteiga ou óleo, segure cada peça de massa pelas extremidades, com delicadeza e transfira para a assadeira. Polvilhe mais um pouco de farinha sobre os pães. Asse por 45 minutos. Retire do forno, corte e sirva.

Adriano ainda ensinou uma técnica para umidificar o ambiente do seu forno e deixar sua ciabatta ainda mais bonita e texturizada. Assista ao vídeo para conferir:

Último acesso: 24 Nov 2020 - 07:05:43 (1043097).