inspiracao   / Cozinha prática

Pão francês, pão de sal ou cacetinho? Veja como reproduzir essa receita sem sair de casa

Veja como preparar o clássico pão de padaria com poucos ingredientes nesta quarentena

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado sexta 29 maio, 2020

Veja como preparar o clássico pão de padaria com poucos ingredientes nesta quarentena
Pão francês, pão de sal ou cacetinho? Veja como reproduzir essa receita sem sair de casa - YouTube / Canal Amo Pão Caseiro

Nada melhor do que um pão quentinho para acompanhar nosso café logo pela manhã ou para preparar misto-quente no jantar, não é mesmo? São diversas as formas de consumi-lo! Até bolo dá pra fazer. Quer saber como? CLIQUE AQUI.

Hoje, a Bons Fluidos irá passar para vocês uma receita clássica de pão francês, também conhecido como pão de sal, cacetinho e até pão careca, dependendo da região do país.

O pão ficará crocante por fora e bem macio por dentro, digno de um pão de padaria. Lembrando que a receita é do youtuber Adriano Ribeiro, do canal Amo Pão Caseiro.

Ingredientes da esponja (ou pré-fermento):

  • 30 g (¼ xícara) de farinha de trigo
  • 30 g (2 colheres de sopa) de água
  • 4 g (½ sachê) de fermento biológico seco ou 12 g de fermento biológico fresco (quase todo tablete de 15 g)

Ingredientes da massa:

  • 64 g de esponja (ou fermento natural ativado)
  • 300 g (2 ¼ xícaras) de farinha de trigo
  • 160 g a 170 g (⅔ xícara) de água
  • 8 g (½ colher de sopa) de sal
  • 4 g (½ colher de sopa) de açúcar
  • 14 g (1 colher de sopa) de manteiga sem sal ou banha

Modo de preparo:

Em um recipiente, acrescente a farinha de trigo, o fermento e a água em temperatura ambiente. Mexa bem até virar uma massa homogênea e deixe descansar de 30 a 60 minutos. Quando ela triplicar de tamanho e encher de bolhas, estará pronto o que chamamos de esponja.

Para o próximo passo, você poderá usar uma batedeira planetária, específica para esse tipo de receita, ou as próprias mãos. Adicione no mesmo recipiente da esponja o restante da farinha, o sal e o açúcar. Por fim, vá acrescentando a água gelada, aos poucos.

Na batedeira, bata os ingredientes em velocidade baixa por 5 minutos. Já com a massa uniforme, bata na velocidade média por mais 5 minutos. Por fim, acrescente a manteiga em temperatura ambiente e ligue novamente a batedeira por mais 5 minutos. Os últimos 10 minutos de sova rolarão em velocidade alta. Totalizando, 25 minutos batendo a massa.

Modele uma bola, cubra com um pano de prato e deixe fermentar de 15 a 30 minutos, ou até a massa dobrar de tamanho.

Divida sua massa em 6 pedaços. Para modelar, abra cada uma das bolinhas com os dedos e vá enrolando do topo até o final, dando pequenas voltas. Repita o processo com cada uma das massas duas vezes. Posicione-as sobre uma assadeira untada e deixe descansar por mais 60 minutos.

Preaqueça o forno em 250 graus. Adriano explica que para fazer pão francês, o ideal é que exista bastante vapor. Por isso, ele enrola em uma assadeira menor dois panos de prato e preenche com água fervendo.

Faça um corte reto na parte superior dos pães e leve-os ao forno com a assadeira menor com a água e os panos. Passados 15 minutos, retire a assadeira menor e deixe os pães cozinhando por mais 15 minutos, totalizando 30 minutos.

Confira o vídeo:

 

Último acesso: 12 Jul 2020 - 10:39:58 (1042807).