Publicidade

Pai e filho, vítimas de Guerra na Síria, protagonizam ‘Foto do Ano’ em concurso internacional

Mehmet Aslan é o nome do fotógrafo responsável por capturar a cena comovente na província de Hatay, ao sul da Turquia

Pai e filho, vítimas de Guerra na Síria, protagonizam ‘Foto do Ano’ em concurso internacional – Foto: Mehmet Aslan/ Reprodução/ Siena International Photo Awards

‘A Dureza da Vida’, ou “Hardship of Life”, é o título dado à imagem artística que ganhou o prêmio internacional de fotografia, o Siena International Photo Awards, como ‘Foto do Ano’.

Publicidade

Não atoa a fotografia foi batizada com esse nome. Mehmet Aslan, fotógrafo turco responsável pela captura impressionante e comovente, flagrou pai e filho, vítimas da Guerra na Síria, brincando e sorrindo durante um momento de alegria. Na imagem, Munzir al-Nazzal, apoiando o que sobrou de sua perna direita sobre uma muleta, segura ao alto seu primogênito, Mustafa al-Nazzal, de cinco anos.

+++ Artista Eduardo Kobra homenageia mulheres em novo mural feito em Nova York

Munzir teve seu membro mutilado após a explosão de uma bomba na cidade de Idlib, localizada na Síria, onde vivia com a família. Já Mustafa, que aparece na imagem sem os braços e as pernas, não foi diretamente atingido por uma bomba, mas sua deficiência, mais especificamente chamada tetra-amelia congênita, se deu em ocorrência de um medicamento que sua mãe precisou tomar na gravidez após inalar um gás nervoso durante a Guerra em seu país de origem.

+++ ‘Dia do Humor’, homenagem a Paulo Gustavo, será celebrado no Rio neste sábado, 30

Publicidade

A foto foi tirada na província de Hatay, localizada ao sul da Turquia, região onde Munzir e Mustafa estão refugiados com a família.

A Guerra na Síria teve início em 2011, a partir de protestos na Primavera Árabe.  A princípio, o objetivo seria derrubar o ditador do país, o presidente Bashar Al-Assad, sucessor de seu pai e Secretário Geral do Partido Baath desde 17 de julho de 2000. Mais de 500 mil pessoas foram mortas ou estão desaparecidas em decorrência do conflito.

Publicidade