Publicidade
Biólogos avistam Onça-parda nas florestas do Rio de Janeiro pela primeira vez em 80 anos – Imagem de Sabolaslo por Pixabay

Nesta última semana, a cidade do Rio de Janeiro ganhou um presente inesperado: a volta da onça-parda! Para alguns, a notícia pode parecer simples. Mas, na verdade, faz 80 anos que esta espécie animal não era vista vagando pelas florestas da cidade maravilhosa.

Publicidade

As câmeras de segurança de Guaratiba, bairro da Zona Oeste do município do Rio, foram as responsáveis por registrar o retorno da onça-parda. Já o grupo de biólogos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por sua vez, estudou e confirmou a veracidade das imagens.

+++ Cadela brasileira superdotada é destaque em estudo sobre memória canina

+++ Espada usada em cruzadas há quase mil anos é encontrada por mergulhador em Israel

A volta da onça-parda concerne um dos resultados positivos que buscam os responsáveis pelas políticas de preservação e reflorestamento da Mata Atlântica. A partir das imagens feitas no parque ecológico, os pesquisadores passaram a procurar sinais do animal em outros pontos do estado, encontrando pegadas e arranhões em árvores.

Publicidade

Vale lembrar que a onça-parda não era vista desde a década de 30 no Rio de Janeiro, por isso, é um animal considerado extinto, como consta na Lista Municipal de Espécies da Flora e Fauna Ameaçadas (2000). Esperamos noticiar mais avanços positivos em relação à volta da espécie.