O inverno tá chegando! Nutricionista dá dicas de alimentos que podem contribuir para o sistema imunológico nos dias mais frios

Algumas regiões do país já puderam sentir uma onda maior de ar frio nos últimos dias

Redação Bons Fluidos Publicado domingo 10 maio, 2020

Algumas regiões do país já puderam sentir uma onda maior de ar frio nos últimos dias
Receita de sopa deliciosa para contribuir com a imunidade nos dias frios - Pixabay

No Brasil, já entramos no período das estações mais frias do ano, que é quando as pessoas contraem mais tipos de gripes e resfriados, e, principalmente em meio à pandemia do coronavírus, é preciso manter o sistema imunológico fortalecido nessa época.

Para isso, a nutricionista clínica e esportiva Renata Pigliasco Branco deu algumas dicas importante e apontou que "devemos ter alguns cuidados com a alimentação, porque existem alguns alimentos que contribuem com nutrientes e compostos bioativos que podem nos ajudar" nessa tarefa.

De acordo com a especialista, os seguintes itens atuam positivamente no sistema imunológico:

– Repolho: fonte de glutationa, um poderoso antioxidante que melhora a função das células imunes.

– Alho: tem função imunoprotetora, além de fornecer selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças.  

– Amêndoas: ricas em vitamina E e vitaminas do complexo B, ajuda a proteger o sistema imune da oxidação, principalmente em situações de estresse.

– Batata doce: rica em betacaroteno, precursor de vitamina A. É um nutriente fundamental para o sistema imunológico. Pode ser usada no lugar do pão no café da manhã, cozida, ou em purê e sopas.  

– Shitake: rico em vitaminas do complexo B, que ajudam na proteção do corpo. Também oferece efeitos antivirais e antibacterianos, dando um super reforço à imunidade.

– Orégano: ótimo contra intoxicações alimentares, contém carvacrol, que ativa as defesas do corpo. Para garantir os seus benefícios, deixe para salpicá-lo só depois do pronto já pronto.

- Gengibre: Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, ajuda a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

– Erva Dente de Leão: aumenta a resposta imune e a produção de óxido nítrico, melhorando a oxigenação dos tecidos. Utilize na forma de chá, com 1 colher chá para 1 xícara de água aquecida.

– Frutas cítricas: fontes de vitamina C, são responsáveis pela cicatrização de feridas, fraturas e contusões, e atuam no processo inflamatório e na integridade das mucosas. Consuma em forma de sucos ou frutas in natura.

- Própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano. Ele também estimula receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

- Óleo de coco: o ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco têm propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade, está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.

É PRECISO EVITAR:

Evite sopas instantâneas e macarrões instantâneos, que são muito utilizados no inverno, devido a praticidade.

Esses alimentos podem aumentar a pressão arterial, causando problemas cardiovasculares. Refeições como essas citadas, não trazem nenhum benefício ao sistema imunológico, uma vez que a quantidade de nutrientes é mínima, são alimentos ricos em sódio, glutamato monossódico, que é um realçador de sabor, e aditivos nada saudáveis.

Vale a pena perder um tempinho para fazer umas sopinhas e congelar para os seus dias durante a semana ficarem mais práticos.

Utilize legumes e verduras frescas, carne magra ou frango e temperos naturais.

 

RECEITINHA PARA DIAS FRIOS
 
Ingredientes:

150g de shitake

2 colheres (sopa) de óleo de coco

1 cebola picada

4 dentes de alho picados

1 colher (sopa) de gengibre picado

2 tomates maduros em cubos

1 cenoura em cubos

2L de água fervente

1 abobrinha em cubos

1 chuchu em cubos

1 xícara (chá) de repolho em tiras

1 xícara (chá) de folhas de espinafre

1 xícara (chá) de couve em tiras

Sal a gosto

Farinha de linhaça a gosto para polvilhar
 
Modo de preparo

Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Acrescente o gengibre, o tomate e a cenoura, shitake e refogue por 2 minutos.

Adicione a água fervente, a abobrinha e o chuchu. Deixe cozinhar até ficarem macios. Junte o repolho, deixe cozinhar por 2 minutos.

Desligue o fogo, misture o espinafre e a couve, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

Acerte o sal e sirva em seguida, polvilhada com farinha de linhaça.

Último acesso: 12 Jul 2020 - 10:09:47 (1042699).