Está chegando a época mais gostosa do ano e, para os amantes de chocolate, a Páscoa sempre vem recheada de… Chocolate.
Uma coisa é certa: entre mocinho e vilão, o chocolate causa grande conflito para quem deseja emagrecer, ou simplesmente manter uma composição corporal saudável. O consumo de açúcar em excesso, além de estimular o ganho de peso, pode aumentar o risco de doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares, alterando parâmetros bioquímicos, como glicemia e triglicerídeos.
Para manter o equilíbrio e não deixar de curtir essa época tão especial, a nutricionista Raquel Penha e Silva, da On, centro de evolução corporal, apresenta a solução: brigadeiro lowcarb.
A receita era para a Páscoa — que é só dia 12 de abril, mas já que estamos de quarentena e que não podemos comer açúcar, porque ele prejudica a imunidade do nosso corpo, decidimos liberá-la para vocês agora mesmo!
Entre tantas opções, não podemos negar: o brigadeiro é o queridinho dos brasileiros para quase todas as ocasiões. “Podemos chamar de brigadeiro lowcarb todas as receitas de brigadeiro que trazem menos açúcar, ou um menor teor de açúcar/carboidratos, comparado ao original”, explica a especialista, alertando que o carboidrato é importante para a alimentação.
“Devemos priorizar o consumo de carboidratos complexos e de fontes naturais de alimentos, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas”, completa.
O sabor é diferente do original, mas vale lembrar que o cacau é um alimento funcional, fonte de polifenóis, com ação antioxidante e anti-inflamatória. “Quanto maior o teor de cacau no chocolate, mais saudável ele será”, garante Raquel Penha e Silva.
Papel e caneta nas mãos? Então, vamos lá!
RECEITAS
Brigadeiro de biomassa de banana verde
Rendimento das duas: 10 brigadeiros (vai depender do tamanho da sua bolinha)
É nutritiva e a biomassa tem alto teor de fibras, não tem glúten nem lactose. Também tem menor caráter alergênico por não possuir nuts, já que algumas pessoas são alérgicas.
Ingredientes
4 colheres de sopa cheias de biomassa de banana verde
2 colheres de sopa de cacau em pó (sem açúcar)
1 colher de sopa de óleo de Coco
2 colheres de sopa de xilitol/eritritol (ou, açúcar mascavo, de maçã ou de coco)
2 colheres de sopa de coco ralado com nibs de cacau.
Misture todos os ingredientes e faça bolinhas. Depois passe no coco ralado com nibs de cacau. Sirva.
Brigadeiro de tâmaras
As tâmaras têm alto teor de fibras e como têm um sabor doce, não precisam de nenhum componente adoçante. Possuem gorduras boas, cardioprotetoras e anti-inflamatórias, provenientes das nuts.
Quem é alérgico a nuts deve evitar a receita. Como é possível congelar, dá para consumir nos momentos de maior avidez por doce, como a TPM.
Rendimento: de 6 a 8 unidades (vai depender do tamanho da bolinha de brigadeiro)
Ingredientes
200g de tâmaras sem caroço
½ xícara de avelãs trituradas grosseiramente
1 colher de sopa cheia de Cacau em pó sem açúcar
Bata as tâmaras no processador, até virar um purê. Acrescente as avelãs e bata mais, até ficar uma mistura homogênea. Acrescente o cacau em pó e misture.
Faça bolinhas com as mãos e passe no cacau em pó.
Pode levar a geladeira por três dias. É possível congelar por até 15 dias.
Para descongelar, basta tirar um tempo antes do freezer.
Brigadeiro de colher com creme de leite
Rendimento: 10 brigadeiros (vai depender do tamanho da sua bolinha)
Tem maior teor de gordura saturada, proveniente do leite e da manteiga, além disso, possui lactose. Atenção aos intolerantes. Deve ser consumido em menor frequência. O preparo é fácil e rápido.
Ingredientes
1 xícara de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de cacau em pó (sem açúcar)
2 colheres de sopa de xilitol/stevia (ou, açúcar mascavo, de maçã ou de coco)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
Em uma panela, derreta a manteiga. Depois acrescente os demais ingredientes, mexendo sempre. Deixe ferver, não deixe de mexer, até ficar no ponto de brigadeiro. Desligue o fogo e espere esfriar.
Coloque em um potinho (de preferência de vidro). Salpique coco ralado, nuts trituradas ou nibs de cacau.