inspiracao   / Esperança

Nova chance! Jabutis têm cascos reconstruídos com cera de implantes dentários no sertão do Sergipe

Cera de implante dentário reconstrói cascos de jabutis atropelados em SE

Bons Fluidos Publicado segunda 8 março, 2021

Cera de implante dentário reconstrói cascos de jabutis atropelados em SE
Jabutis têm casco reconstruídos - Centro de Aprendizagem e Manejo de Animais Silvestres/UFS

Jabutis que tiveram seus cascos danificados em acidentes estão ganhando uma nova chance no sertão do estado do Sergipe. 

Pesquisadores do Centro de Aprendizagem e Manejo de Animais Silvestres, do Departamento de Medicina Veterinária da UFS (Universidade Federal de Sergipe) em Nossa Senhora da Glória, utilizaram técnica de reconstrução de cascos de tartarugas utilizando cera de implante dentário e já salvaram a vida de quatro animais. 

+ VEJA TAMBÉM: Jovem universitária homenageia mãe faxineira ao vestir seu uniforme durante formatura e história emociona

Segundo os desenvolvedores do projeto, a técnica tradicional para salvar o casco de tartarugas e jabutis utilizava epóxi, fios cirúrgicos e até parafusos e gastava em média R$ 1 mil por animal. Com esta nova técnica desenvolvida pelos pesquisadores sergipanos, os custos para recuperar o casco caiu para R$ 30 por animal. 

Em entrevista ao UOL, o coordenador do projeto e doutor em ciência animal tropical, Victor Fernando Santana Lima, contou detalhes do projeto e falou sobre a recuperação destes animais após o procedimento: "Fizemos o primeiro implante, e funcionou muito bem. Fizemos no segundo, no terceiro e agora já estamos com o quarto paciente. Estamos há pelo menos dois anos acompanhando esses animais, e eles estão bem".

Último acesso: 23 Jan 2022 - 17:33:14 (1044500).