inspiracao   / Coronavírus

No Reino Unido, cachorros são treinados para reconhecer cheiro da Covid-19 em pacientes assintomáticos

A organização britânica Medical Detection Dogs está sendo a responsável por treinar os animais; confira

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 23 junho, 2020

A organização britânica Medical Detection Dogs está sendo a responsável por treinar os animais; confira
No Reino Unido, cachorros são treinados para reconhecer cheiro da Covid-19 em pacientes assintomáticos - Twitter / @MedDetectDogs

Cientistas do Reino Unido estão treinando cães para que eles sejam capazes de reconhecer a presença do vírus da Covid-19 através do olfato, principalmente em indivíduos que sejam assintomáticos.

Segundo informações divulgadas no dia 9 de junho pela Agência Brasil sobre a fala da infectologista Maria Van Kerkhove, responsável técnica pelo time de combate à Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), há estimativas de que o número de assintomáticos gire entre 6% a 41% da população, o que mostra uma instabilidade quanto ao estudo. De qualquer maneira, sabe-se que pessoas que não têm sintomas podem, ainda assim, transmitir o vírus.

Os cientistas da organização Medical Detection Dogs, responsáveis pelo treinamento dos cães, expõe os cachorros selecionados a meias e máscaras de proteção usadas por cerca de 3.200 funcionários do Serviço de Saúde Nacional do Reino Unido. O objetivo é identificar algum cheiro característico do coronavírus.

"O incrível olfato de um cão se deve à complexa estrutura do nariz, que contém mais de 300 milhões de receptores de perfume, em comparação com 5 milhões em humanos. Isso significa que eles têm uma capacidade incrível de detectar cheiros e são os melhores biossensores conhecidos pelo homem", diz o comunicado compartilhado no site oficial da Medical Detection Dogs. "Eles já são comumente usados ​​para detectar odores associados a drogas, explosivos e alimentos [...] e nossa pesquisa mostrou que eles podem detectar o odor de doença com altos níveis de precisão."

Os especialistas acreditam que a pesquisa apoia a crença de que as doenças têm seu próprio odor. "Agora estamos aplicando nossa experiência para investigar se cães especializados podem ser treinados para detectar COVID-19".

Último acesso: 07 Jul 2020 - 11:56:26 (1042948).