“Todo dia era dia de índio, mas agora eles só têm o dia 19 de abril” é o que podemos escutar na música da icônica cantora Baby do Brasil.
Nesta data em 2021, o Congresso Nacional decidiu prestar uma homenagem aos indígenas mortos atingidos ela Covid-19 com uma projeção durante a noite desta última segunda-feira.
+ VEJA: Maldivas irão oferecer vacinas da covid-19 aos turistas que visitarem o arquipélago
Além de desenhos em vermelho característicos das pinturas realizadas pelos povos, pudemos ver estampados também frases como “Vidas indígenas importam”, “Emergência indígena”, “Nossa luta é pela vida”, “A mãe do Brasil é indígena”, o nome dos 163 povos atingidos pela doença pandêmica e os rostos os indígenas que faleceram.
De acordo com Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), somaram 1.038 vítimas indígenas no novo coronavírus. Mais de 52 mil índios foram infectados.
+ VEJA: Nordeste é a região do Brasil com menor taxa de mortalidade por Covid-19 dos últimos 30 dias
A iniciativa da projeção foi idealizada pela primeira mulher indígena a ocupar um cargo de deputada federal, Joenia Wapichana da Rede-RR.
Criar barreiras sanitárias, retirar os garimpeiros dos territórios demarcados e incluir os indígenas que não vivem em aldeias no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 é algumas das medidas sugeridas pela Apib para conter o vírus entre os povos indígenas do Brasil.