As primeiras câmeras fotográficas surgem por volta de 1840 com o intuito de capturar a visão dos olhos humanos. Atualmente, as funções dessas máquinas vão mundo além disso, literalmente, atingindo pontos inalcançaveis a olho nu aqui da Terra.
Nós estamos falando de trabalhos como o de Victor Lima, fotógrafo ou astrofotógrafo, responsável pelas fotos que você poderá acompanhar abaixo. O profissional natural do Espírito Santo, atual morador da cidade de Salvador, capital da Bahia, foi o responsável por desenvolver com mais 11 alunos durante a primeira expedição fotográfica noturna no Parque Nacional do Iguaçu as imagens impressionantes a seguir.
As imagens dos céus foram capturadas logo acima das Cataratas do Iguaçu, no Paraná. É inegável que a beleza das águas caindo compôs muitpo bem com as estrelas e parte da Via Láctea.
“Para fotografar a noite, é preciso que não tenha lua no céu, ou que a lua esteja numa fase muito próxima da Lua Nova. A gente faz uso de aplicativos aonde a gente consegue ter a certeza do posicionamento dos astros em determinados dias do ano e horários”, disse Victor em entrevista ao Fantástico, programa jornalísitico exibido aos domingos pela TV Globo.
+ VEJA: Novo Einstein! Harvard afirma que cientista de 27 anos é gênio desta geração
Em seguida, o profissional ainda comemorou e contou o que possibilitou para que as imagens fossem tiradas. “Realmente o clima ajudou. Foram três noites onde não tivemos nenhuma nuvem no céu”, disse. A técnica usada pelo astrofotógrafo foi a de superexposição.
Confira as fotografias: