inspiracao   / Reaproveitamento de alimentos

Não jogue fora! Aprenda a fazer geleia suculenta e perfumada com cascas de tangerina

Veja como aproveitar as cascas da tangerina para esta receita deliciosa

Bons Fluidos Publicado sexta 1 outubro, 2021

Veja como aproveitar as cascas da tangerina para esta receita deliciosa
Aprenda a prepara geleia de tangerina e aproveite as cascas de frutas - Reprodução/ YouTube/ Cozinhando com Fernando Couto

A tangerina é uma fruta de vários nomes, mas seu sabor é inconfundível! Conhecida em algumas regiões do Brasil como mexerica, bergamota, clementina ou mandarina, a tangerina é famosa por sua suculência e perfume bastante característico. 

Além da polpa saborosa, a casca desta fruta também pode ser aproveitada no preparo de receitas, especialmente de geleias. Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, Fernando Couto ensinou como fazer geleia com as cascas da tangerina. Veja:

+++ Bolinho em 2 minutos: nutricionista ensina receita sem leite, farinha e açúcar

Ingredientes

- 3 xícaras de casca de mexerica
- 200 ml de suco de mexerica
- 1 limão
- 2 cravos
- 1 pedaço de canela em pau
- 2 xícaras de açúcar
- 200 ml de água para usar aos poucos

Modo de Preparos

Corte as cascas de mexerica em pedaços pequenos e deixe de molho na água por três dias. Coloque as cascas em uma panela sem a água, coloque uma nova água até cobrir e acrescente o pau e canela e o cravo. Ferva a mistura e quando atingir o ponto de ebulição retire a água - repita este processo por três vezes. 

Novamente na panela coloque as cascas em uma panela, meio limão e o açúcar. Deixe cozinhando em fogo baixo e vá mexendo quando agarrar no fundo. Vá acrescentando um pouco de água à medida que a geleia for secando. Quando a água reduzir, desligue o fogo e coloque a outra metade do limão. Deixe a geleia descansar por um dia e transfira para um pote. 

 

Último acesso: 29 Nov 2021 - 17:26:23 (1045791).