Muito mais que apenas um paciente; conheça o prontuário afetivo
Segundo o site da Secretaria de Saúde do Ceará, o foco do projeto é demonstrar que as pessoas que estão ali não são apenas pacientes internados, mas seres humanos

Segundo o site da Secretaria de Saúde do Ceará, o foco do projeto é demonstrar que as pessoas que estão ali não são apenas pacientes internados, mas seres humanos
Imagina chegar a um hospital e o médico realizar uma consulta bem humanizada com você? Isso é o que está acontecendo na Unidade de Cuidados Especiais (UCE), do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, no Ceará. Lá, a Secretaria de Saúde criou o prontuário afetivo, com o objetivo de fortalecer os vínculos entre profissionais, paciente e família. Conheça mais:
Segundo o site do órgão, o foco do prontuário afetivo é demonstrar que as pessoas, que estão ali, não são apenas pacientes internados, mas seres humanos. Dessa forma, nele, estão o nome ou apelido pelo qual quer ser chamado e até assuntos prediletos, tais quais filmes, músicas e hobbies. “Através dele, é possível fortalecer a construção dos vínculos e atuar na subjetividade, resgatando a história de alguém para que seja percebido como um sujeito. Ademais, a iniciativa tende a auxiliar na estimulação cognitiva e orientação autopsíquica”, explicou a a coordenadora da psicologia do HRN, Thallynne Rosendo.
A ideia veio a partir de uma gincana que ocorreu no local. A equipe de saúde criou uma estratégia para ampliar a humanização entre profissionais e pacientes. E o resultado deu tão certo, que, atualmente, fazem festas para celebrar a nova idade. “A comemoração dos aniversários conta com bolos cenográficos e, caso o paciente possa ter alimentação oral, com alimentos que sejam compatíveis com a condição clínica dele”, detalhou a especialista. Vale ressaltar que há outras unidades espalhadas pelo Brasil que realizam este serviço humanizado.
Ver essa foto no Instagram