inspiracao   / Albert Einstein

Manuscrito de Albert Einstein é leiloado pelo preço recorde de R$ 72 milhões

O documento original redigido por Albert Einstein diz respeito a uma das partes da teoria da relatividade geral desenvolvida pelo físico

Bons Fluidos Publicado quarta 24 novembro, 2021

O documento original redigido por Albert Einstein diz respeito a uma das partes da teoria da relatividade geral desenvolvida pelo físico
Manuscrito de Albert Einstein é leiloado pelo preço recorde de R$ 72 milhões - Imagem de Jackie Ramirez por Pixabay

Um dos manuscritos mais importantes do físico alemão Albert Einstein foi leiloado nesta última terça-feira, 23, em Paris, França, pelo valor de 11,6 milhões de euros, o que, pela cotação atual, equivale a 72,7 milhões de reais. As informações são da agência de notícias francesa AFP.

O documento em questão faz parte dos rascunhos da teoria da relatividade geral desenvolvida pelo cientista e seu companheiro de trabalho Michele Besso por volta dos anos de 1913 e 1914. O manuscrito de 54 páginas foi redigido pela dupla na cidade de Zurique, Suíça.

+++ Saiba quais são as mais de 70 cidades que cancelaram o Carnaval 2022 no estado de SP

O rascunho de Einstein vendido pela casa de leilões Christie's atingiu valor recorde em comparação com os outros documentos também leiloados do físico, como, por exemplo, uma carta do cientista falando sobre Deus, vendida a 2,8 milhões de dólares no ano de 2018. Ou ainda um manuscrito em que falava sobre a felicidade, vendido no ano anterior, 2017, por 1,56 milhão de dólares.

"Trata-se, sem dúvida alguma, do manuscrito de Einstein mais estimado já posto em leilão [...] "o manuscrito chegou, quase que milagrosamente, até nós: Einstein provavelmente não teria se preocupado em conservar o que podia lhe parecer como um documento de trabalho.", declararam responsáveis Christie's.

+++ Prêmio internacional seleciona as fotos mais engraçadas de animais de 2021; veja

A teoria da relatividade geral se baseia no princípio da equivalência. Nela, destaca-se que não é possível confirmar se a aceleração sofrida por um corpo ocorre por meio da gravidade ou pela forma externa não gravitacional.  Atualmente, a teoria da relatividade geral segue como sendo um dos pilares da física moderna.

Albert Einstein nasceu em 14 de março de 1879, na cidade de Ulm, Alemanha, e faleceu em 18 de abril de 1955 em Nova Jersey, Estados Unidos da América.

Último acesso: 01 Dec 2021 - 23:52:22 (1046151).